A linha está a beneficiar-se de uma reabilitação completa tendente a elevar a actual capacidade de 6MTPA até 20MTPA. O cronograma da obra apresentado pelo Empreiteiro (Mota Engil) prevê a conclusão dos trabalhos no prazo de 14 meses.
Trata-se do projecto de linha férrea ligando Moatize à Nacala, passando pelo interior de Moçambique, atravessando a província de Zambézia indo desembocar em Nacala a Velha na terminal de carvão. Para este projecto o CFM, está
Visa estabelecer ligação ferroviária entre as redes ferroviárias do Centro e Norte. O produto âncora do projecto é o carvão de Moatize. O corredor vai ter uma capacidade de 25MTPA. O custo estimado deste projecto é de cerca de 2.1 Biliões de USD. O Estudo de viabilidade foi feito com apoio e financiamento da República Popular da China.
Reabilitação das infra-estruturas do cais e na terminal de contentores bem como na dragagem do canal de acesso. Esta reabilitação permitiu a expansão da capacidade de manuseamento da terminal de contentores e de carga geral
O projecto consistiu na construção da Oficina e armazém para servir a terminal de Petróleos do Porto da Beira. A construção destas duas infra-estruturas resultou na criação de melhor capacidade de armazenagem de materiais e