Depois da conclusão das obras de reabilitação, expansão e modernização, o Porto de Nacala atingiu em meados de Dezembro de 2024, um marco histórico ao manusear 100 mil TEUs em importação, exportação e em transito de e para os países vizinhos, incluindo para novos mercados europeus, asiáticos, do Médio Oriente e das Américas.
Para 2024, o porto de Nacala tinha como meta manusear 102 mil TEUS.
"Em meados de Dezembro de 2024, atingimos pela primeira vez, um marco histórico de 100, 000 TEUs manuseados ( embarque e desembarque). Este é um máximo histórico que se verifica no manuseamento de contentores pelo Porto de Nacala", afirmou quinta-feira Augusto Abudo.
O Porto da Beira atingiu um novo marco em sua história ao receber, em 22 de Novembro de 2024, o MSC Shanelle V, o maior navio em comprimento já atracado no Terminal de contentores. Com 294,12 metros de comprimento (LOA) e capacidade para transportar 4.738 TEUs, este porta-contentores consolida a posição do Porto como um dos mais preparados da região para receber embarcações de grande porte.
A entrada do MSC Shanelle V é resultado directo dos investimentos realizados no Porto da Beira após a dragagem de emergência de 2017/2018. Desde então, o Porto da Beira passou a registrar uma crescente demanda de navios de maior calado e comprimento acima da média. Este crescimento levou à aprovação, pelo Conselho de Administração do CFM, de um projeto estratégico de dragagem e alargamento da bacia de manobras do Terminal de Contentores, com um investimento de 1,9 milhões de dólares.
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, e a Vice-presidente da Sociedade Terminal de Minérios de Chongoene, Qijia Xue, assinaram a Escritura Pública do Contrato de Concessão do Terminal Portuário de Chongoene, na província de Gaza.
Aprovada recentemente pelo Conselho de Ministros, a concessão do Terminal Portuário de Chongoene estará sob a gestão daquela sociedade que é constitída pelas empresas Densheng Port SA. (com 80% do capital), e pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), (com 20%).
O Porto de Nacala alcançou um novo recorde no manuseamento de contentores, confirmando a eficácia das obras de modernização concluídas em finais de 2023. As melhorias permitiram ao porto aumentar significativamente a sua capacidade de manuseamento, passando de 100 mil para 252 mil toneladas de carga contentorizada, um crescimento de mais de 150%.
Os Caminhos de Ferro de Moçambique realizaram, esta terça-feira (11 de setembro), o primeiro comboio de combustíveis para o Malawi, através do Ramal Dona Ana - Vila Nova da Fronteira, na Província central de Tete.
Segundo o Director de Comunicação e Imagem do CFM, Adélio Dias, “o comboio partiu do Porto da Beira com 48 tanktainers (24 plataformas) tendo como destino final a Marka, localizada no distrito malawiano de Nsanje, que faz fronteira com a Vila Nova da Fronteira, do lado moçambicano”.