Para complementar os trabalhos de dragagem naquele Porto foi implementado um segundo projecto designado “Melhoria das Operações Marítimas do Porto da Beira”, financiado pelo Governo de Moçambique, em cooperação
Com vista a sanar os constrangimentos de acesso ao porto de navios com mais de 30mil TBA, foi executada uma dragagem de emergência em toda a extensão do canal de acesso nos cais e nas bacias de manobras adjacentes.
O projecto contempla a inovação do Sistema de controlo da circulação dos comboios destacando-se a utilização da ligação por via satélite, onde as locomotivas, munidas de computadores de bordo, permitem, entre outras coisas, a
Esta intervenção consistiu basicamente na substituição de materiais como, Carris, travessas e respectivas fixações na linha principal e linhas secundárias; Balastragem, nivelamento e ataque; Reabilitação de Estações Ferroviárias.
A reabilitação do feixe de linhas de chegada e expedição dedicados aos comboios de carvão manuseados na Terminal de carvão do Cais 8. O trabalho compreendeu a renovação de cerca de 4.5 Km de linhas férreas