A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) assinou, no dia 14 de Maio de 2025, um Memorando de Entendimento com a Field Ready, tendo em vista vista à promoção da empregabilidade juvenil em Moçambique.
O acordo visa abrir caminhos para que jovens profissionais acedam a oportunidades de estágio no CFM e, com isso, possam estar devidamente preparados para integrar no mercado de trabalho.
Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) alcançaram mais um marco significativo com a assinatura de 2 Acordos de Entendimento Operacional com a National Railways of Zimbabwe (NRZ). O acto ocorreu no passado dia 14 de março de 2025, em Maputo e permitirá que o CFM opere nas Linhas ferroviárias do Zimbabwe, fortalecendo a cooperação entre os dois países e impulsionando a eficiência no transporte de carga.
Depois da conclusão das obras de reabilitação, expansão e modernização, o Porto de Nacala atingiu em meados de Dezembro de 2024, um marco histórico ao manusear 100 mil TEUs em importação, exportação e em transito de e para os países vizinhos, incluindo para novos mercados europeus, asiáticos, do Médio Oriente e das Américas.
Para 2024, o porto de Nacala tinha como meta manusear 102 mil TEUS.
"Em meados de Dezembro de 2024, atingimos pela primeira vez, um marco histórico de 100, 000 TEUs manuseados ( embarque e desembarque). Este é um máximo histórico que se verifica no manuseamento de contentores pelo Porto de Nacala", afirmou quinta-feira Augusto Abudo.
O Ministério da Saúde recebeu, ontem, perto de quatro mil litros de iodopovidona para uso nos blocos operatórios, o que vai reforçar a capacidade de realização de cirurgias nas unidades sanitárias de todo o País.
O donativo chega numa altura em que se regista um défice na disponibilização deste material devido à vandalização de parte dos armazéns de artigos médicos.
O Porto da Beira atingiu um novo marco em sua história ao receber, em 22 de Novembro de 2024, o MSC Shanelle V, o maior navio em comprimento já atracado no Terminal de contentores. Com 294,12 metros de comprimento (LOA) e capacidade para transportar 4.738 TEUs, este porta-contentores consolida a posição do Porto como um dos mais preparados da região para receber embarcações de grande porte.
A entrada do MSC Shanelle V é resultado directo dos investimentos realizados no Porto da Beira após a dragagem de emergência de 2017/2018. Desde então, o Porto da Beira passou a registrar uma crescente demanda de navios de maior calado e comprimento acima da média. Este crescimento levou à aprovação, pelo Conselho de Administração do CFM, de um projeto estratégico de dragagem e alargamento da bacia de manobras do Terminal de Contentores, com um investimento de 1,9 milhões de dólares.