A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) assinou, no dia 14 de Maio de 2025, um Memorando de Entendimento com a Field Ready, tendo em vista vista à promoção da empregabilidade juvenil em Moçambique.
O acordo visa abrir caminhos para que jovens profissionais acedam a oportunidades de estágio no CFM e, com isso, possam estar devidamente preparados para integrar no mercado de trabalho.
Assinaram, da parte do CFM, os Administradores Executivos, Selma Ferreira Dixon (do Pelouro de Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos), Aboobacar Mussá (do Pelouro de Engenharia e Tecnologias de Informação) e, da parte da Field Ready, o respectivo Director para Moçambique, Gaspar Buque.
Para o CFM, segundo Dixon, “esta parceria com a Field Ready representa uma oportunidade para apoiarmos os jovens e ampliarmos as oportunidades no seio das empresas aderentes à Aliança.” Sentimento, igualmente, assumido pela Field Ready que está comprometida em expandir a sua aliança de empresas comprometidas com a empregabilidade juvenil em Moçambique, e esta parceria com uma entidade de referência nacional como o CFM é um passo determinante nesse caminho.
Por sua vez, Buque considera que "a Field Ready está comprometida em expandir a sua aliança de empresas comprometidas com a empregabilidade juvenil em Moçambique, e esta parceria com uma entidade de referência nacional como o CFM é um passo determinante nesse caminho”.
O Memorando prevê, entre outras iniciativas, a disponibilização de vagas de estágio nos CFM, permitindo que jovens formados em diversas áreas ganhem experiência prática, aumentem a sua visibilidade perante empregadores e possam ser integrados em processos de recrutamento futuros.
Tanto a Field Ready como o CFM expressaram a sua convicção de que esta parceria estratégica terá impactos positivos e duradouros na trajectória profissional de muitos jovens e contribuirá para o desenvolvimento socioeconómico sustentável de Moçambique.