Conselho de Directores 2023A Cidade portuária de Nacala, em Nampula, acolhe, de 30 de Março a 01 de Abril do ano em curso, a vigésima sexta reunião anual do Conselho dos Directores da Empresa.

O Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, deverá fazer a abertura Oficial desta importante reunião da Empresa.

Para este ano, a reunião decorre sob o lema “Por um CFM focado no desenvolvimento de uma infraestrutura robusta, equipamentos e capital humano de qualidade” e junta,  durante os três dias em que a mesma vai decorrer,  o Conselho de Administração, Inspector-Geral, Directores Executivos, Directores por Função e Chefes de Serviços e vai focar-se no Balanço e Avaliação do Desempenho Produtivo, Económico e Financeiro do exercício económico 2022; a Execução dos Projectos de Investimento do ano passado e Perspectivas para o exercício do ano vigente, com realce  para os três Corredores, designadamente, CFM-Norte, CFM-Centro e CFM-Sul. 

Na senda desta grande perspectiva, serão igualmente  apresentados os resultados dos grandes projectos em curso como a Reabilitação da Linha de Machipanda, Duplicação da Linha de Ressano Garcia, do Porto de Nacala e o Sistema de Telecomunicações Ferroviárias. 

O encontro vai igualmente centrar-se em torno do Plano Estratégico do triénio 2021-2024, da Implementação do Programa de Eficiência Energética da empresa, Desafios e Perspectivas de período 2021 a 2024 no concernente ao Desenvolvimento do Capital Humano. Nesta sequência, o plenário vai apresentar o ponto de situação da Implementação do Sistema de Gestão de Operações Ferroviárias e Portuárias. 

O encerramento do XXVI Conselho de Directores será precedido da visita ao Porto de Nacala, uma infraestrutura que está a beneficiar-se de obras de reabilitação e ampliação. 

A Cidade de Inhambane foi, no ano passado, o palco da  XXV reunião do Conselho dos Directores.