MUSEU 2021“O futuro dos Museus: recuperar e reimaginar” foi o lema escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus para celebrar o dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de Maio, face ao actual contexto marcado pela pandemia da Covid-19.

Para assinalar a efeméride o Museu do CFM, levou a acabo uma serie de visitas virtuais de 18 à 21 de Maio, que foram transmitidas em directo pelo Facebook do CFM (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique - @CFMMoz), a exposição permanente e as exibições temporárias do Museu, com vista a garantir a adaptação de actividades, consoante o “novo normal”.

O programa das celebrações contou ainda com a inauguração da exposição temporária “Relógios da Estacão”, que visa transmitir a importância destes aparelhos de monitorização do tempo para o desenvolvimento dos trabalhos ferroviários.

O Museu encontra-se igualmente aberto a realização de visitas presenciais, tendo em conta o cumprimento das medidas recomendas pelas autoridades nacionais de saúde.

Caso não tenha acompanhado as transmissões em director, dirija-se ao Facebook do CFM (Portos e Caminhos de Ferro - @CFMMoz) e veja as gravações de acordo com o calendário de visitas virtuais:

18 de Maio – Visita geral ao Museu;

19 de Maio – Visita ao Sector do Material Circulante;

20 de Maio – Visita ao Sector do Equipamento de Oficina;

21 de Maio – Visita ao Sector do Equipamento de Sinalização e Comunicação.