Vedação das Estacões 1A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) está a desenvolver um trabalho que consiste na vedação das estações e recintos ferroviários ao longo de todas as linhas férreas do país.

Para além deste investimento, a companhia também está a promover, no âmbito da Segurança Ferroviária na Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), acções que visam encorajar as pessoas a circular com segurança nas áreas próximas das estações ferroviárias e das respectivas linhas.

Devido ao movimento intenso de pessoas e de construções de infra-estruturas em zonas próximas às linhas que se intensifica, houve a necessidade de proceder com a vedação de todas as estações ferroviárias em todo o país.

De acordo com o Inspector-Geral, Eng. António Bié, a segurança das comunidades constituiu uma das grandes preocupações da companhia.

Apesar dos grandes avanços tecnológicos e científicos que o mundo está a experimentar actualmente, o Sistema Ferroviário continua a ser uma grande valia no sector dos transportes. Para além, da sua capacidade de transportar uma grande quantidade de carga de uma só vez, o custo por tonelada é relativamente mais barato quando comparado com qualquer outro meio de transporte, não obstante os elevados custos na construção e manutenção das infra-estruturas’’, apontou António Bié.

Efectivamente, o maior desafio do CFM continua a ser a busca de transportes e de logística que respondam à tremenda procura no mercado interno e na região Austral de África, tendo em conta que Moçambique é a porta de entrada e de saída para os países do hinterland. Tendo como bússola o desenvolvimento do sistema ferro-portuário moçambicano, tornando-o moderno e eficiente, o CFM tem empreendido acções visando a melhoria da qualidade da vida das comunidades por onde passa.

Vedação das Estacões 2A semana de Segurança Ferroviária na SADC decorre de 12 a 16 de Outubro, sob o lema “A segurança Ferroviária começa comigo: Pare e olhe, ouça, salve vidas” um evento anual comemorado em todos os países e comunidades da SADC, com enfoque para as passagens de nível.

Com este evento, pretende-se reforçar as campanhas de sensibilização para a segurança ferroviária em conformidade com as práticas adoptadas pela UIC (União Internacional de Caminhos de Ferro).

Com estas acções postas em prática, o CFM espera observar zero incidentes e acidentes ferroviários, bem como, redução do vandalismo e aumento da protecção das infra-estruturas ferro-portuárias e do aparato de segurança ferroviária.