Foto Estação Central Abril 2020A Estação Central de Maputo da Empresa dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) que completou 110 anos de existência no passado dia 19 de Março último, é uma verdadeira porta de entrada, saída e destino incontornável para contemplação turística na Baixa da Cidade Capital Maputo.

Da Estação Central, diariamente, embarcam e desembarcam de e para Matola-Gare, Ressano Garcia, Manhiça, Moamba, Goba, Chicualacuala e Chokwe, centenas de passageiros que se misturam com turistas de vários pontos do mundo para se registar e deixar junto à majestosa infreaestrutura arquitectónica erguida junto à Praça dos Trabalhadores.

Museu CFM 2020Considerada uma das dez mais belas estações ferroviárias no mundo por várias publicações internacionais, a Estação Central de Maputo, para além da gare de passageiros, alberga os escritórios centrais do Conselho de Administração do CFM e o seu respectivo Museu inaugurado a 11 de Junho 2015, que tem por missão retratar e difundir a história dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique para estudantes, investigadores e o público em geral.

Estação Central Lourenço MarquesProjectada em 1905, as obras de construção iniciaram em 1908, tendo a estação sido inaugurada a 19 de Março de 1910. As obras ficaram concluídas em 1916 com a arquitectura que ainda hoje apresenta. Os planos para a construção desta estação foram projectados para substituir a antiga estação construída de madeira e zinco para a linha férrea ligando a antiga capital Lourenço Marques com a Pretória, na África do Sul.

A celebração dos 110 anos da Estação Central dos CFM junta-se ao 125º Aniversário da história ferroviária em Moçambique a assinalar-se a 8 de Julho de 2020, motivo de júbilo duma das mais antigas empresas moçambicanas que se consolida em cada época e se projecta para um futuro promissor no desenvolvimento de Moçambique.