Conselho de Directores 2019 Foto FamiliaReunida em XXIII Conselho de Directores, nos dias 4 e 5 de Abril corrente, na Cidade de Maputo, a Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) anunciou ter alcançado um total de rendimentos e ganhos de 18.8 mil milhões de meticais, o que representa um cumprimento de 100% do planificado para o ano de 2018, cujos resultados operacionais se mostram positivos ao se situarem em cerca de 2.5 mil milhões de meticais.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração do CFM, Eng. Miguel Matabel, que iniciou a sua intervenção com uma homenagem às vítimas do ciclone tropical Idai, estes resultados foram conseguidos graças ao empenho de todos os colaboradores, desde o nível estratégico ao operacional.

Em termos de manuseamento de cargas nos Terminais sob gestão do CFM foram manuseados, em 2018, cerca de 7.5 milhões de Toneladas métricas, representando um crescimento acima do plano em 9%, um incremento de 19% em relação ao ano de 2017, cujo manuseamento se situou em 6.3 milhões de toneladas métricas.

O Sistema Portuário global registou, em 2018, um crescimento de 5.5%, ao ter atingido cerca de 46 milhões de toneladas métricas manuseadas, contra cerca de 44 milhões de toneladas métricas manuseadas em 2017.

Em relação ao Sistema Ferroviário, nos corredores sob gestão do CFM (Sul e Centro), foram transportadas cerca de 11.4 milhões de toneladas líquidas, superando o plano em cerca de 9% e tiveram uma variação positiva de pouco mais de 2% do transportado em 2017, que se tinha em cerca de 11.1 Milhões de toneladas líquidas.

Relativamente ao Sistema Ferroviário no global, incluindo as 2 concessionárias da região Norte, em 2018, foram transportadas cerca de 23.7 milhões de toneladas líquidas, correspondendo a um crescimento de 6.4% da realização de 2017, em que se fixou em 22.3 milhões de toneladas líquidas.

Conselho de Directores 2019 Eng Matabel 2Para o PCA, estes resultados representam a seriedade do trabalho desafiante que está sendo realizado pelos CFM e aumenta a confiança, responsabilidade de continuar a registar os índices de crescimento e, por via disso, continuar a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

Relativamente ao Plano Estratégico para o triénio 2018-2020, o CFM orgulha-se que, com um grande esforço financeiro, concretizou-se o que estava previsto situado em 2.9 mil Milhões de Meticais. De acordo com este plano, previa-se durante os três anos efectuar aquisição de uma série de equipamentos, construção e/ou reabilitação de infra-estruturas ferroviárias, bem como aquisição de material circulante.

Segundo o Conselho de Directores, constatou-se que a nível Ferroviário foram adquiridas 5 locomotivas de 3300HP, 90 vagões, bem como decorrem, a bom ritmo a reconstrução de 2 pontes ferroviárias na Linha de Ressano Garcia, fim das quais poderão passar sobre elas locomotivas e cargas de maior capacidade.

Igualmente, na zona Centro, destaca-se a aquisição de 2 rebocadores e 1 Barco Piloto, a reabilitação das defesas dos cais 2 e 5 no Porto da Beira, bem como a aquisição de um sistema moderno de controlo de tráfego de navios, designado, VTS, que irá melhorar a segurança e dinamizar a celeridade das operações no Porto da Beira.

Em relação a zona Norte, houve aquisição de uma série de equipamentos que irão tornar o Porto de Pemba mais moderno e competitivo e melhorar a segurança portuária baseada no ISPS Code. Trata-se do melhoramento do sistema de iluminação e instalação da vedação do Recinto Portuário, aquisição de camião bombeiro para combate a incêndios, reposição das defensas e cabeços de amarração, aquisição de 2 tractores de reboque, de 2 spreaders, dos quais um de 20 e outro de 40. Foram efectuadas também aquisições de um Reach stacker de 45 ton e de um forklift de 40 Ton, entre outras obras.

No domínio da Responsabilidade Social, na componente do transporte de passageiros, o CFM vai, em breve, receber 90 carruagens para reforçar o serviço de transporte de passageiros de modo a que se possa continuar a melhorar a prestação deste serviço com a necessária comodidade e segurança, contribuindo para a mitigação do problema da falta de transporte urbano e inter-urbano de passageiros.

Orientada pela melhor planificação, eficiência, monitoria e trabalho em equipe o CFM procura, cada vez mais, ser uma Empresa robusta e competitiva, orientada para o mercado.