APLOP 2019 1A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), acolheu nos dias 27 e 28 de Fevereiro corrente, em Maputo, o XI Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) e assumiu a presidência rotativa da associação para o biénio 2019 – 2020.

A presidência da APLOP, agora liderada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) Eng. Miguel Matabel, sucede à Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).

Sob o lema “O papel da APLOP na consolidação da visão estratégica da CPLP”, o XI Congresso da APLOP reflectiu sobre os novos desafios logísticos e portuários no espaço lusófono, direito portuário – gestão económica do domínio portuário e sua regulação, desenvolvimento sustentável do transporte e cooperação no espaço da CPLP. Moçambique apresentou os novos desafios para os Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique e a estratégia do Porto de Maputo e a integração global logística.

APLOP 2019 Carlos MesquitaDiscursando na sessão da abertura, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, destacou a posição estratégica dos portos moçambicanos e disse que constituem desafios a gestão da complexidade dos produtos e serviços assim como o aumento de infra-estruturas.

Carlos Mesquista desafiou aos gestores portuários da CPLP a reforçarem medidas de segurança ambiental e ferro-portuária e a colaborarem com maior eficiência na elaboração de dados estatísticos, garantindo o acesso a informações dos dados.

APLOP2019 Membros integrantesA APLOP foi constituída tendo como objectivos consolidar os laços de cooperação e dinamização das trocas comerciais entre os seus associados, nomeadamente, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Macau, Marrocos como países observadores.

Refira-se que Moçambique acolheu o evento pela segunda vez depois do VIII Congresso em 2015, sendo que o X Congresso da APLOP realizou-se, em Setembro de 2018, em Lisboa, capital de Portugal, evento que discutiu sobre o Investimento em Infra-estruturas, desenvolvendo o negócio portuário.