MTC Porto de Nacala 3 de Outubro 2018Foi lançada, no dia 3 de Outubro de 2018, a primeira pedra para a reabilitação do Porto de Nacala, na província de Nampula, cerimónia dirigida pelo Ministro dos Transportes e Comuicações, Carlos Mesquita.
O projecto, que compreende as fases I e II, com a duração de 36 meses, é orçado em 273,6 milhões de dólares norte-americanos, da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) e terá um grande impacto social na região, bem como económico na medida em que envolvendo 400 trabalhadores moçambicanos e 56 estrangeiros.

Na ocasião, Carlos Mesquita referiu que a reabilitação não deve ser vista como um empreendimento meramente económico, mas como algo importante e com real impacto social.

Durante as obras, projectam-se oportunidades directas de emprego para um universo de 400 trabalhadores nacionais, além da dinamização de negócios na cidade de Nacala, para os fornecedores de vários serviços”, disse.

Mesquita destacou que o Porto de Nacala é estratégico dada a sua localização geográfica e que as obras quarta-feira lançadas correspondem as duas fases seguintes, após a reabilitação de emergência ocorrida entre Fevereiro de 2014 e Setembro de 2015, graças a um donativo do Japão no valor de 32.6 milhões de dólares norte-americanos.

Vista Geral do Porto de Nacala Outubro 2018Como impacto das intervenções já realizadas, a capacidade no terminal de combustíveis passou de 500 metros cúbicos para 1200 por hora. No manuseamento de carga estão criadas as condições necessárias para que durante a realização das obras nas fases I e II, o porto continue a operar com capacidade instalada de cerca de três milhões de toneladas por ano.

O titular da pasta dos Transportes e Comunicações entende que o Porto de Nacala tem potencial para se tornar num ponto nodal das rotas de transporte marítimo e consequentemente facilitar o acesso aos mercados internacionais do leste e sul da Ásia e o médio oriente.

Nacala passará a constar do mapa dos portos mais competitivos da região com uma capacidade de manuseamento de contentores acima de 250 mil por ano contra os actuais 170 mil e atracação de navios de grande porte de até 120 mil toneladas”, frisou o Ministro.

PCA CFM Porto de Nacala Outubro 2018Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do CFM, Eng. Miguel Matabel garantiu que, da parte do CFM, "saberemos capitalizar o investimento que fizemos através da criação da Unidade de Implementação do Projecto de Reabilitação do Porto de Nacala, porque estamos cientes das potencialidades que este Porto irá oferecer, o que nos permitirá uma actuação mais competitiva no mercado".


O Porto de Nacala faz parte do Corredor de Desenvolvimento de Nacala e dispõe actualmente de capacidade para processar 900 mil toneladas de carga diversa, estando ainda a ser utilizado pela Vale Moçambique na exportação do carvão extraído em Moatize, província de Tete.

A maior parte da carga que transita pelo porto, além do carvão, provém do Malawi que, não dispondo de acesso directo ao mar, utiliza a infra-estrutura para importar e exportar parte dos produtos de que necessita, como sejam adubos, açúcar, trigo, clínquer e tabaco.

Porto de Nacala 3 de Outubro 2018 ParticipantesEstiveram presentes no evento que marcou o início da reabilitação do Porto de Nacala, entre outras entidades, o embaixador do Japão, acreditado em Moçambique, Toshio Ikeda, bem como o representante da JICA, Agencia financiadora do Projecto.