Homenagem 7 de Abril 2018Para assinalar as celebrações do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, a Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), homenageou toda a Mulher Ferroviária pelo seu empenho e dedicação na gestão e produção dos resultados positivos que a empresa regista.Para assinalar as celebrações do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, a Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), homenageou toda a Mulher Ferroviária pelo seu empenho e dedicação na gestão e produção dos resultados positivos que a empresa regista.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) Eng. Miguel Matabel, “as mulheres quando se encontram é para semear a educação e a Paz, pelo que os homens têm o papel de defender e promover sempre as mulheres abrindo espaços de progressão nas carreiras profissionais e não só”.

O Eng. Miguel Matabel, reconheceu o contributo colectivo e individual que cada uma das colaboradoras presta na consolidação da actividade da empresa em diferentes áreas, desde a Operacional, Manutenção, Via e Obra, Sinalização, apenas para mencionar algumas. Deste modo, reiterou o compromisso da empresa CFM de sempre respeitar e encorajar as conquistas destas ferroviárias na empresa.

A data foi assinalada através de uma palestra subordinada ao tema: “Postura da Mulher Ferroviária”, e foi proferida pela Inspectora Destina Canda, que abordou assuntos sobre a violência doméstica, divórcio, violação sexual e violação de menores, tendo aconselhado as mulheres e homens ferroviários a denunciarem estes actos em qualquer canto onde se encontrem, não só na empresa.

Cerca de 300 mulheres representando as trabalhadoras ferro-portuárias participaram da palestra.