galardoacao1O Conselho de Administração do CFM iniciou um programa de condecorações aos trabalhadores que se distinguem na empresa nos vários sectores em que estão afectos.

Para o efeito, a primeira sessão de galardoação, aconteceu no passado dia 17 de Julho e permitiu galardoar 8 trabalhadores que ocuparam postos de chefia ao longo destes 40 anos da Independência Nacional.

O primeiro a ser galardoado (a titulo póstumo) foi o Eng.  Alcântara Santos, que foi Director dos Serviços dos Portos, Caminhos de Ferro de Moçambique entre 1976 e 1980. Em seguida, o Dr. Subhaschandra M. Bhatt,  ocupou o posto de Director Nacional, de 1980 a 1981; O Eng. Fernando Ferreira Mendes, Director Nacional, entre 1982 e 1990; O Eng. Mário A. Dimande (a titulo póstumo), Director Geral, de 1989 a 1994 e Presidente do Conselho de Administração (PCA), de 1995 a 1997; O Eng. Rui Fonseca, Presidente do Conselho de Administração, de 1997 a 2010; Eng. Rosário Mualeia, Presidente do Conselho de Administração de 2010 a 2013; O Eng. Domingos L. Bainha, Administrador Executivo, entre 1995 e 2010; Sr. Gabriel Mabunda, Director de Recursos Humanos entre 1976 e 1978.

Na sua mensagem, o Presidente do Conselho de Administração do CFM, Dr. Victor Pedro Gomes referiu que o acto constitui “o reconhecimento da empresa para com trabalhadores que se dedicaram e se esforçaram ao longo dos anos, fazendo história nesta Empresa que semana passada, dia 8 de Julho, celebrou 120 anos”. Victor Gomes sublinhou o esforço conjunto de todos os trabalhadores para manter viva a empresa. “Os que foram aqui distinguidos são apenas uma amostra dentro do universo total dos trabalhadores que mais se destacaram nas suas categorias… Aqui nos Caminhos-de-ferro, ninguém caminha sozinho. O que prevalece é o espírito de trabalho conjunto, do trabalho em equipe, é a solidariedade organizacional”- esclareceu o PCA do CFM.

galardoacao2A Cerimónia esteve enquadrada nas comemorações dos 120 anos da empresa e contou com a presença do Ministro dos Transportes e Comunicações, Eng. Carlos Mesquita, que congratulou aos trabalhadores e desafiou para que “esta centenária empresa continue a caminhar, cumprindo, com cada vez maior eficácia, o seu papel de dinamizador a economia nacional e regional”.

Recorde-se que o CFM completou 120 anos no passado dia 8 de Julho, aniversário que coincidiu, este ano, com as comemorações dos 40 anos de Independência de Moçambique.