Os resultados positivos de 2017, que registaram um crescimento do tráfego ferroviário e manuseamento portuário no país na ordem de 39.4% e 28.2% respectivamente, representam um sinal inequívoco de que os esforços em curso para maximizar a utilização das infra-estruturas ferro-portuárias moçambicanas estão a conhecer resposta favorável ao mercado.
Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, para elevar cada vez mais a produtividade no CFM, os quadros deste sector devem abstrair-se e olharem com "olhos de ver" os desafios envolventes a exemplo da situação daquilo que chamou de “novo Zimbabwe” insinuando-se ao advento positivo da economia zimbabueana que, no seu entender gera responsabilidades acrescidas ao CFM na retenção do tráfego daquele país em condições contratuais competitivos, entre outros aspectos estratégicos da área de que é exime conhecedor.
Caros Colaboradores,
Presados Colegas,
O ano 2017 está a terminar e gostaria, por isso, de endereçar a todos os Colaboradores da nossa centenária empresa, desde os Gestores aos Operacionais, as minhas mais calorosas felicitações, por ocasião da celebração do dia da Família e da Passagem de Ano.
Quero aproveitar esta oportunidade para...
O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Eng. Miguel Matabel apelou, no dia 6 de Dezembro de 2017, à necessidade de uma disciplina orçamental rigorosa de modo a que, efectivamente, os CFM possam blindar a casa e atingir, com sucesso, o que foi planeado para cada um dos sectores e, com isso, continuar a obter resultados positivos, como os que se têm vindo a registar mesmo diante de outras adversidades que se tem vivido.
O CFM acaba de rubricar com a sua congénere Zimbabweana, NRZ, e a empresa de exploração mineira também do Zimbabwe, a ZIMASCO, um Acordo de Prestação de Serviços “Service Level Agreement”, visando o transporte de grandes volumes de minério de crómio e lingotes de ferro para os Portos da Beira e de Maputo, através das linhas férreas de Machipanda e Limpopo, respectivamente.
Decorreu na Cidade de Maputo, nos dias 24 e 25 de Outubro corrente, a Reunião Anual do Comité Executivo da Associação das Empresas Ferroviárias da África Austral (SARA) traduzido do Inglês, Southern African Railways Association.
Durante o encontro, os representantes das empresas ferroviárias da SADC comprometeram-se a prover a região de um sistema ferroviário competitivo, robusto, seguro e integrado, numa base de cooperação virada para ganhos mútuos.