cfm logo

Conselho de Directores 2021 1Realiza-se nos dias 15 e 16 do corrente mês de abril, o XXIV Conselho de Directores da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, um evento que decorre anualmente no primeiro trimestre e visa analisar as estratégias de gestão empresarial em todas as suas vertentes, desde o transporte de passageiros à logística do manuseamento e transporte de cargas, sem descurar a componente de Recursos Humanos que constitui o principal activo do CFM.

Visirta Nacala Dra Maria Mangue 2021A Administradora Executiva para o CFM-Norte e Relações Institucionais, Dr.ª Maria de Fátima Mangue, visitou, de 15 à 19 de Março de 2021, os Portos de Nacala e de Pemba, no âmbito dos trabalhos de supervisão e monitoria das actividades do seu pelouro.

No Porto de Nacala, cuja reversão para o CFM acorreu em Janeiro de 2020, Fátima Mangue inteirou-se da gestão e os desenvolvimentos dos projectos em curso, com destaque para o Projecto de Reabilitação e Modernização do Porto, um empreendimento, avaliado em 277.530,923 USD, que prevê a reabilitação, ampliação e modernização desta estratégica infraestrutura, com impacto para as economias nacional e da região da SADC.

Inauguracao Escada Telescópica 2021 1Realizou-se na manhã de ontem, 17 de março, a Cerimónia de inauguração da Escada Telescópica de acesso a Navios no Terminal de Combustíveis do Porto da Matola.

Dirigido pelo PCA do CFM, Eng. Miguel Matabel, o acto de inauguração da escada foi programado para coincidir com a chegada e descarregamento de um Navio, tendo sido precedido de uma demostração do seu funcionamento junto ao navio.

Terminal Aduaneiro Ressano Garcia 2O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Eng. Miguel José Matabel visitou, na passada 5ª feira, dia 4 de Março, as obras de construção do Terminal Aduaneiro de Ressano Garcia, uma infraestrutura localizada junto à fronteira com a vizinha África do Sul.

Empossamento Director Executivo Norte e novo Director do Porto de NacalaO Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Eng. Miguel Matabel, empossou, na manhã do dia 07 de Dezembro de 2020, 2 novos quadros, no âmbito do processo de renovação e alinhamento dos diferentes níveis de gestão, com vista a melhorar, cada vez mais, a capacidade de resposta aos novos desafios impostos pelo mercado.

Trata-se do Dr. Emídio Victor Bata, Técnico Superior de Gestão de Transportes que, em comissão de serviço, passa a exercer as funções de Director Executivo do CFM- Norte e do Eng. Neimo da Esperança Alberto Induma, Engenheiro Civil, que passará a exercer as funçoes de Director do Porto de Nacala.