cfm logo

Clube Ferroviário da BeiraO Clube Ferroviário da Beira é o novo representante nacional na corrida à fase final da  Basketball Africa League (BAL), após vencer na final, isto é, nos dois primeiros  jogos dos Play-offs, a melhor de três, o homónimo de Maputo, curiosamente, o estreante moçambicano na embrionária Liga Africana de Basquetebol.

O Torneio de apuramento do representante nacional organizado pela Liga Nacional de Basquetebol, decorreu, lembre-se, de 03 a 11 de Setembro corrente no Pavilhão do Maxaquene, envolvendo os Clubes Ferroviários de Maputo e da Beira, bem como o Costa do Sol e o Desportivo de Maputo.

Presidente do Botswana visita Porto de Nacala 1À convite do Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi e, também, Presidente em exercício da SADC, o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, visitou, na tarde da última 2ª feira, 21 de Junho, o Porto de Nacala, visita essa que decorreu na esteira do programa de inauguração do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência (COHE) da Comunidade de Desenvolvimento da Àfrica Austral (SADC), tendo permitido que os dois Estadistas se inteirassem com profundidade sobre as obras de reabilitação e expansão do Porto comercial de Nacala.

PR no lançamento da primeira pedra para a reconstrução da linha férrea Dona Ana Vila Nova da FronteiraO Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, presidiu no último sábado, 29 de Maio, no distrito de Mutarara, na província de Tete, o lançamento da primeira pedra para a reconstrução da linha férrea Dona Ana/ Vila Nova da Fronteira, troço responsável pela ligação ferroviária entre Moçambique e Malawi.

A infra-estrutura a ser reconstruída possui cerca de 44.6 km de extensão, e tem em vista permitir a circulação de comboios comerciais, bem como comboios de passageiros, partindo do Porto da Beira até ao vizinho Malawi, e vice-versa.

Eng Teodomiro Angelo Presindente do Clube Ferroviário de Maputo na recepção da equipa senior masculina de basquetebolA delegação do Clube Ferroviário de Maputo que durante praticamente todo este mês de Maio esteve na capital ruandesa, Kigali, para a Primeira Edição do Basketball Africa League – BAL – já se encontra em Maputo desde o passado sábado.

A comitiva do Ferroviário, de resto, chegou ao Aeroporto Internacional de Mavalane com uma missão de dever cumprida, dada a prestação que a equipa sénior masculina de basquetebol teve no evento continental de bola ao cesto, que este domingo terminou e que consagrou a equipa egípcia do Zamalek como a primeira grande vencedora da prova. Recorde-se que os egípcios estiveram no mesmo grupo C com o Ferroviário.

Ferroviário Africano de basquetebol 2021Depois do exímio brilharete na fase de grupos que significou um apuramento histórico do Ferroviário e do País desportivo para os quartos-de-final da Liga Africana de Basquetebol, evento continental que decorre desde o passado dia 16 de Maio na capital ruandesa, Kigali, o Ferroviário defronta esta quinta-feira o Patriots BBC com os olhos postos nas meias-finais do certame.

As duas equipas encontram-se  nos quartos-de-final depois dum percurso quase semelhante na fase de grupos, ou seja, de duas vitórias e uma derrota nesta etapa, somando cada uma  5 pontos e assegurando o  segundo lugar na respectiva série.