O Porto da Beira atingiu um novo marco em sua história ao receber, em 22 de Novembro de 2024, o MSC Shanelle V, o maior navio em comprimento já atracado no Terminal de contentores. Com 294,12 metros de comprimento (LOA) e capacidade para transportar 4.738 TEUs, este porta-contentores consolida a posição do Porto como um dos mais preparados da região para receber embarcações de grande porte.
A entrada do MSC Shanelle V é resultado directo dos investimentos realizados no Porto da Beira após a dragagem de emergência de 2017/2018. Desde então, o Porto da Beira passou a registrar uma crescente demanda de navios de maior calado e comprimento acima da média. Este crescimento levou à aprovação, pelo Conselho de Administração do CFM, de um projeto estratégico de dragagem e alargamento da bacia de manobras do Terminal de Contentores, com um investimento de 1,9 milhões de dólares.
As obras, realizadas entre Agosto e Novembro de 2020, permitiram ao Porto da Beira acomodar navios com comprimento de até 300 metros de LOA e calados de até 12 metros. Essa melhoria foi crucial para aumentar a competitividade do porto no mercado internacional.
Desde a conclusão das obras, o Terminal de Contentores tem sido palco de atracações de navios cada vez maiores, culminando na chegada do MSC Shanelle V.
O MSC Shanelle V, com o maior comprimento registrado até hoje, simboliza o sucesso do Projeto de Modernização e Ampliação da Infraestrutura Portuária.
A entrada do MSC Shanelle V representa não apenas um marco histórico, mas também, uma oportunidade de alavancar a economia regional. Navios maiores permitem o transporte de volumes maiores de carga, reduzindo custos operacionais e optimizando o uso do Terminal. Além disso, esse avanço reduz o congestionamento da barra, aumentando a eficiência do porto.
O sucesso do projeto também foi sustentado por infraestrutura de ponta, como os rebocadores de última geração Savane e Revué, com capacidade de 70.000 Bollard Pull, além de uma lancha moderna para serviços de pilotagem.
A chegada do MSC Shanelle V reforça a visão do Porto da Beira como um importante hub de comércio internacional. Este marco demonstra a capacidade do Porto da Beira de atender às crescentes demandas do mercado global, impulsionando o desenvolvimento económico e social de Moçambique.