cfm logo

Doação de Iodopovidona ao MISAUO Ministério da Saúde recebeu, ontem, perto de quatro mil litros de iodopovidona para uso nos blocos operatórios, o que vai reforçar a capacidade de realização de cirurgias nas unidades sanitárias de todo o País.

O donativo chega numa altura em que se regista um défice na disponibilização deste material devido à vandalização de parte dos armazéns de artigos médicos.

Segundo as autoridades sanitárias, a entrega do insumo é oportuna porque, para além de responder aos desafios causados pelas manifestações, será fundamental para o cumprimento da meta de realizar pelo menos 500 cirurgias, nos próximos três meses, no âmbito da campanha nacional de redução de filas de espera.

Entregue pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), o donativo integra um conjunto de acções das quais a instituição se propõe a realizar nos sectores da Saúde e Educação, no âmbito das acções de responsabilidade social e no contexto da celebração dos 130 anos.

O Presidente do Conselho de Administração dos CFM, Agostinho Langa Júnior, explicou que a escolha deste material para a doação foi por indicação do sector da saúde, tendo em conta as suas prioridades.

"Este é o primeiro acto de responsabilidade social no âmbito da celebração dos 130 anos do CFM. Estamos abertos e continuaremos a ajudar a área da saúde que sofreu bastante com as vandalizações. O apoio que queremos dar, não só para este sector como também para a educação, deve ter impacto na vida da população", disse.

O Ministro da Saúde, Ussene Isse, agradeceu o gesto de amor, solidariedade e generosidade do CFM, que responde ao lema "O Nosso Maior Valor e a Vida."

"Vamos lançar hoje (ontem) a campanha nacional de redução de filas de espera prevista para operar 500 pacientes ou mais, durante os 100 dias de governação, e este produto vem complementar a actividade. A nossa meta é elevar cada vez mais a qualidade do atendimento, disponibilidade de medicamentos e tornar os serviços de saúde mais acessíveis para a população", destacou.