O Porto de Nacala alcançou um novo recorde no manuseamento de contentores, confirmando a eficácia das obras de modernização concluídas em finais de 2023. As melhorias permitiram ao porto aumentar significativamente a sua capacidade de manuseamento, passando de 100 mil para 252 mil toneladas de carga contentorizada, um crescimento de mais de 150%.
O novo recorde foi estabelecido durante a operação do navio AS PAOLA, da linha CMA CGM, que chegou ao Porto de Nacala no dia 10 de Setembro de 2024 e atracou no dia seguinte as 17h53. O navio, com um comprimento de 207 metros, esteve em operação até o dia 15 de Setembro de 2024, às 20h20, tendo manuseado um total de 2.569 movimentos, equivalentes a 2.767 TEUs (unidade de medida padrão para contentores).
A operação contou com o uso de duas gruas Quay Gantry Crane e 10 tratores terminais. A produtividade bruta foi de 19,6 movimentos por hora/navio, com o turno mais produtivo a registar uma média de 24,5 movimentos por hora/grua, destacando-se os avanços trazidos pela modernização do porto.
Com este registo, fica para trás o recorde anterior estabelecido em Dezembro de 2023, logo após a reinauguração do porto, quando o navio MSC GIOVANNA VII, da linha MSC, registou 2.271 contentores manuseados, equivalentes a 2.711 TEUs. Na altura, o tempo de operação foi de 3,9 dias e a produtividade atingiu 24 movimentos por hora/grua. O navio transportava principalmente material de construção, aço, arroz, pneus e eletrodomésticos na importação, e feijões, grafite, pedras semi-preciosas e castanha de cajú na exportação.
Antes da modernização, o Porto de Nacala tinha uma produtividade máxima de 6,3 movimentos por hora/grua, com um tempo médio de estadia dos navios de 5 dias. Com as melhorias, o porto registou um salto significativo na eficiência, contribuindo para o aumento da sua competitividade a nível regional e internacional.