cfm logo

PCA CFM SARA 2023O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Agostinho Langa Júnior, é desde esta quinta-feira, 22 Junho 2023,  Presidente da Associação dos Caminhos de Ferro da África Austral (SARA). 

O timoneiro do CFM assume a presidência da SARA  após a sua  eleição por unanimidade pelos membros desta organização regional de tutela dos caminhos de Ferro na Comunidade da SADC.  A eleição de Agostinho Langa Júnior representou um dos momento mais alto da Reunião Ordinária da SARA, que decorreu durante um dia (esta quinta-feira) na capital do país, Maputo.

O PCA do CFM, anfitrião da reunião magna,  vai dirigir os destinos da SARA por um período de 1 ano a partir da data da sua eleição.

Durante a tomada de posse, Langa solicitou aos Membros, maior colaboração nos assuntos da organização porque "só assim, conseguiremos valer a pena a existência da nossa Associação. Temos muitos aspectos que precisamos nos concentrar, desde já e principalmente, a questão da competitividade e satisfação aos clientes"- referiu, Langa.

Refira-se que o SARA foi criada em 1996 ao abrigo do artigo 13 do Protocolo de Transportes, Comunicações e Meteorologia (PTCM) ao nível da SADC, que preconiza a criação de associações para cada modo de transporte dentro da Comunidade e estando o SARA a responder pelo transporte ferroviário.