cfm logo

PCA visita obras de requalificação da Estação Central 1O Presidente do Conselho de Administração, Eng.o Agostinho Francisco Langa Júnior anunciou que o novo Terminal de Passageiros, na Estação Central de Maputo, vai obedecer um figurino moderno face ao plasmado no projecto em execução que, para além de 8 linhas de embarque e desembarque de passageiros, vai dispor da nova Sede da Empresa, um amplo Centro comercial, salas de conferência, hotel, parque de estacionamento e vários outros serviços que farão do local uma referência na zona circundada. 

O PCA deixou esta garantia após a visita que efectou ao local com o intuito de se certificar sobre o estágio das obras de requalificação que deverão custar cerca de 150 milhões de dólares norte-americanos. A Empresa está a desenvolver este projecto em estreita colaboração do Conselho Municipal da Cidade de Maputo tendo em consideração que parte das avenidas 25 de Setembro e Albert Lithuli serão abrangida por esta requalificação.

Ainda no âmbito desta visita, cujo pano de fundo era também o de obter informações relativas ao estágio das obras de duplicação da linha-férrea de Ressano Garcia, incluso no pacote dos mega-projecto prioritários que a Empresa está a levar a cabo, o PCA seguiu viagem de dresina até Ressano Garcia, entretanto com agenda a incluir ainda as Linhas de Limpopo e Goba.

REDUZIR DESCARRILAMENTOS

No âmbito da visita à obra em curso, o PCA interagiu com os trabalhadores da Via e Obra, ao que exortou da necessidade de obras de qualidade de modo a estancar uma das grandes preocupações que é a redução de descarrilamentos de comboios.

Uma das medidas que a serem introduzidas de acordo com o PCA será a avaliação sectorial. "Temos que premiar o sector que influenciou o não descarrilamento, mas também penalisar os que não tiverem feito bem a sua parte"- atirou Langa