cfm logo

EMPOSSAMENTO ENG LANGA 2023O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, conferiu posse, esta manhã, no seu Gabinete, a Agostinho Francisco Langa Júnior, 51 anos,  como novo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

No seu discurso, o Primeiro-Ministro destacou o papel crucial do sector dos transportes como dinamizador da economia nacional sendo daí que o Governo aposta  na expansão e modernização das infra-estruturas ferro-portuárias, aeroportuárias e de logística de transporte. O Primeiro-Ministro referiu ainda aos programas de reabilitação, ampliação e modernização das infraestruturas ferro-portuárias que o CFM está a implementar com vista a responder a crescente demanda do transporte ferroviário e marítimo no país e na região, desafios  que o novo PCA, Agostinho Langa, deve dar continuidade. 

“Esperamos que o empossado dê continuidade e acelere a implementação dos projectos estratégicos em curso, particularmente a duplicação da linha férrea de Ressano Garcia e respectivas obras de arte para elevar o desempenho no transporte ferroviário de carga no Corredor de Maputo, reabilitação da linha férrea de Machipanda, por forma a captar mais carga ferroviária de e para o Zimbabwe e outros países utentes do Porto da Beira e a conclusão da retoma do transporte ferroviário entre o Malawi e o Porto da Beira, através do ramal Mutarara – Vila Nova da Fronteira, aquisição de mais equipamento rolante, nomeadamente, locomotivas, vagões e carruagens para o reforço da capacidade da empresa no transporte de pessoas e bens” apontou o Governante para quem a implementação destas acções irão contribuir para assegurar o contínuo desenvolvimento económico e social de Moçambique e dos países da SADC.

Agostinho Langa disse estar pronto para fazer face aos desafios.

“O apelo do Primeiro-Ministro foi bastante claro. São projectos que o CFM vem implementando e eu, como ferroviário,  de forma indirecta fui sempre acompanhando. O projecto de duplicação da Linha de Ressano Garcia, a reabilitação e o aumento da capacidade da Linha de Machipanda e agora, infelizmente, a reparação de todos os estragos causados pelo Ciclone Freddy, sobretudo na Linha de Sena, constituem prioridade” vincou o PCA respondendo a uma pergunta de insistência em torno da possibilidade de construção duma linha de passageiros que acompanha a Estrada Circular de Maputo. 

“A questão de transporte de passageiros sempre será prioritário para o CFM, mas tendo em conta que este sector nunca deve impedir aquilo que é o core business  da Empresa, que é o transporte de mercadorias. Aliás, é só com o transporte de mercadorias que conseguimos suportar o transporte de passageiros a tarifas bonificadas. Portanto, esta áreas levantadas pelo Primeiro-Ministro são prioritárias, incluindo a força do trabalho. Há muitas ideias e versões e terão de ser todas analisadas e poderemos apostar naquela que é mais viável. Não há dúvida de que a solução para o transporte de passageiros é a construção de uma linha apenas dedicada para este fim e não haver a mistura de transporte de mercadorias e passageiros, o que é perigoso. Portanto, é algo a não se destacar, vamos estudar” destacou. 

Exonerado terça-feira última pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, através do Despacho Presidencial, do cargo de Secretário do Estado do Ensino Técnico-Profissional, onde exercia a função desde Outubro de 2020, Francisco Langa viria a ser nomeado nesta mesma data pelo Governo como novo PCA do CFM em substituição do Engenheiro Miguel Matabel, em funções desde 2017. 

O novo PCA, recorde-se, é quadro do CFM e consta do seu currículo larga experiência na gestão ferro-portuária, com grande relevo do trabalho desenvolvido em Nacala, enquanto Chefe de Serviço de Operações Portuárias e de Director do Porto, Director Executivo do Porto e Director de Operações do Corredor de Desenvolvimento Norte e Director de Operações na Comissão Executiva e Director da Portos do Norte.