cfm logo

Porto da Beira 2020O porto da Beira recebeu, a 13 de Maio, o MSC Gina, no que constituiu um marco histórico por se tratar do maior navio que alguma vez demandou esta importante infraestrutura portuária.

Ao escalar o Porto da Beira, o navio Panamax MSC Gina (com 260 metros e uma  capacidade de 4056 TEU), contribui para o crescimento e desenvolvimento dos negócios marítimos nesta região de África.

Construído em 1999, navega sob bandeira panamenha, tendo Durban, na África do Sul, como porto de origem.

Recorde-se que o Porto da Beira é gerido pela Cornelder de Moçambique.

Porto da Beira Navio MSCSegundo Jan de Vries, Director Executivo da Cornelder, esta escala é fruto de uma combinação de esforços entre a Concessionária, no que se refere à angariação de tráfegos e a Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique- CFM  que custeia à dragagem do canal de acesso e bacia de manobras, tendo os esforcos de ambos superado um impedimento de longa data para receber navios de grande calado no Porto da Beira.

“Com a escala no Porto da Beira, o MSC Gina cria confiança para o transporte de mercadorias no Corredor da Beira, sendo nossa intenção que navios deste tamanho passem a escalar regularmente o porto”- concluiu De Vries.