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Locomotiva Nova D 715A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Mocambique- EP (CFM), tem estado a notar com preocupação a situação do aumento do trânsito de camiões na EN4, sentido África do Sul- Ressano Garcia- Porto de Maputo, facto que tem causado grandes transtornos na circulação rodoviária.

Efectivamente, a situação resulta de problemas operacionais no sistema ferroviário sul-africano, onde, segundo consta, bruscamente, elevou-se a procura deste meio de transporte por parte dos clientes baseados naquele País. Como alternativa, estão sendo forçados a optar pelo escoamento das suas cargas por via rodoviária.

Vagão Novo Bordas baixasDe referir que, tal como tem acontecido, o CFM está preparado para transportar as cargas que transitarem para o território moçambicano até ao Porto de Maputo e/ou Matola a partir de Komatipoort, tanto é que, no âmbito do Plano Estratégico da Empresa, para reforçar a capacidade de reboque, a Empresa acaba de adquirir 300 vagões para o transporte de cargas, grande parte dos quais a caminho de Maputo, destinados exclusivamente para a Linha de Ressano Garcia.

No mesmo âmbito, e tendo em vista continuar a contribuir para a solução definitiva desta situação, em alinhamento com outras entidades (principalmente com as Alfândegas), o CFM está a construir um Porto Seco em Ressano Garcia (prevendo-se que esteja pronto até Março de 2020), para onde os camiões poderão descarregar e, de lá, as cargas serem colocadas nos vagões com destino aos Portos de Maputo e/ou Matola.