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PORTO DE PEMBA 2019O Porto de Pemba, pertencente e operado pela Empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Mocambique (CFM), acaba de beneficiar de uma significativa reabilitação e reforçado com novos equipamentos pesados e modernos, estando apto para manusear grandes quantidades de qualquer tipo de cargas, com destaque para o Grafite, Mármore, Algodão, Madeira e Clinker.

Pemba 2019 PCA discursando 11Falando à margem da Conferência organizada pelo Governo da Província de Cabo Delgado, o PCA do CFM, Eng Miguel Matabel explicou que o CFM, ao realizar o investimento avaliado em pouco mais de USD 5milhões, fê-lo na expectativa de facilitar os Donos das Cargas a escoarem suas mercadorias a partir do Porto de Pemba ao invés de continuarem a percorrer pouco mais de 400 Km ate ao Porto de Nacala com centenas de Toneladas por dia, danificando as estradas e gastando tempo e recursos. “É nossa expectativa de que o encontro entre os principais intervenientes (Clientes, Agentes Transitários, Linhas de Navegação, Alfândegas, CFM, CEP e o Governo), em Agosto próximo, tendo em vista a monitorização dos resultados da Conferencia de Pemba possa dar lugar à implementação concreta das actividades de escoamento de cargas a partir do Porto de Pemba aliviando a danificação que hoje se assiste na via rodoviária com destino a Nacala”- frisou Matabel.

Vista Geral do Porto de PembaHoje o Porto de Pemba está preparado para operar 24 horas por dia e pode manusear cerca de 27.000 TEU’S ano, contra os 18.000 TEUs que eram manuseadas até então.

Refira-se que o Porto de Pemba está situado na magnífica baia do mesmo nome, a uma Latitude de 12° 57’ Sul e Longitude de 40º 30’ Este; O canal de acesso tem 1800m de Largura navegáveis e 30m de Profundidade; Foi aberto à exploração em Janeiro de 1957 e é classificado como Porto Secundário.