O Terminal frigorifico de citrinos é uma joint venture entre o CFM e a empresa zimbabweana Watertight Investiments. Esta infra-estrutura está equipada com câmaras frigoríficas com capacidade de 1.100 toneladas e 490 Toneladas, respectivamente, bem como forklifts eléctricos para manuseamento e acondicionamento da carga.
Localizado no cais 12, o moderno terminal de petróleos, inaugurado em 1994, tem capacidade para carregar e descarregar petroleiros de 500 a 50.000 DWT e de 500 a 2.500 DWT, respectivamente. O sistema do terminal é composto basicamente por quatro oleodutos: um para Fuel, três para Diesel e um para Jet Oil e Petróleos. Este terminal manuseia 400 toneladas de combustível por hora e tem capacidade instalada de 3.000.000 de toneladas/ano.
No âmbito do processo de privatização dos CFM, a Cornelder B.V (empresa holandesa) foi escolhida para constituir uma joint venture com os CFM para a exploração dos terminais de contentores e de carga geral no Porto da Beira. Para o efeito, foi criada e registada a empresa Cornelder de Moçambique SARL, cabendo 70% das acções à Cornelder B.V e 30% aos CFM.
As infra-estruturas comportam um cais com 645 metros de comprimento e uma profundidade junto ao cais projectada em 12 metros.
O terminal possui dois pórticos porta-contentores navio-terra com 36 metros de alcance e capacidade de manuseamento de contentores de 20, 40 e 45 pés, assim como um máximo de capacidade de elevação de 50 toneladas no gancho e 40 no distribuidor. Um pórtico montado sobre carris para carga e descarga de vagões está a funcionar no recinto de contentores, que cobre uma área total de 200.000 metros quadrados.
O recinto possui 144 pontos de referência e uma área para armazenamento de granito. Existem também dois armazéns cobertos, com uma área de cerca de 11.000 metros quadrados. A capacidade projectada para o terminal é de 100.000 TEU por ano.
Dotado de equipamento moderno e mais de 30 computadores, estão criadas condições para maior controlo, rapidez e eficiência no manuseamento de carga.
Este terminal compreende quatro ancoradouros com um comprimento total de 670 metros e uma profundidade entre oito e 10 metros. A área de armazenagem compreende cinco armazéns cobertos, com uma capacidade total de 15.000 metros quadrados, para além de amplo espaço pavimentado. O equipamento móvel é composto por numerosas empilhadeiras ligeiras e pesadas, cavalos mecânicos de reboque e atrelados. Existe também um descarregador pneumático para cereais, com capacidade de descarga avaliada em 200 toneladas por hora. Este terminal tem capacidade instalada para o manuseamento de 2.300.000 toneladas de carga diversa.
O Porto da Beira está localizado na costa leste do continente africano, a 20 km do mar aberto e à esquerda do estuário do Púnguè. O Porto da Beira compreende 12 cais, cujas profundidades variam entre oito a dez metros.
Nas décadas 80/90, o Corredor da Beira beneficiou de 76 projectos financiados pela cooperação internacional, num valor global de 500 milhões de dólares americanos. Estes múltiplos projectos fizeram deste porto um dos mais modernos de África, sendo de destacar a dragagem do canal, a construção de modernos terminais de contentores e petróleos, assim como a ligação ferroviária Beira-Machipanda.
O canal de acesso ao Porto da Beira tem uma largura mínima de 135 m em secções rectas e na curva de Macuti a largura varia de 200 a 300 m, enquanto o comprimento do canal de acesso é de 28 km.
Quanto as profundidades dos cais variam de 10.00 m na Carga Geral inclusive a de carvão (TCC8), 12.00 m na terminal de contentores, enquanto a terminal de petróleos é de 13,50 m.