Conselho de Directores 2021 1Realiza-se nos dias 15 e 16 do corrente mês de abril, o XXIV Conselho de Directores da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, um evento que decorre anualmente no primeiro trimestre e visa analisar as estratégias de gestão empresarial em todas as suas vertentes, desde o transporte de passageiros à logística do manuseamento e transporte de cargas, sem descurar a componente de Recursos Humanos que constitui o principal activo do CFM.

Conselho de Directores 2021 2Sob o lema: “Por uma Reinvenção da Gestão Empresarial no Contexto da Pandemia da COVID-19”, este XXIV Conselho de Directores foi presidido por sua Excelência o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, que congratulou a Empresa pelos resultados alcançados, mesmo em meio à ocorrência da Pandemia da Covid-19. O Governante orientou os gestores da Empresa a “realizarem uma reflexão profunda, sobre o apelo da população, em torno da retomada gradual da circulação dos comboios de longo curso, interrompida como medida preventiva no combate a propagação da COVID-19.”

Note-se que o durante o ano de 2020, o resultado operacional do CFM situou-se em cerca de 4.7 mil milhões de meticais, o que representa um crescimento de 274% comparativamente ao ano de 2019, cujo resultado operacional se situou em cerca de 1.3 mil milhões de meticais.

Em relação aos resultados antes dos impostos, a Empresa apresenta, em 2020, cerca de 7.4 mil milhões de meticais, contra cerca de 3.1 mil milhões de meticais obtidos em 2019, representando um crescimento equivalente a 138%.

Na área portuária, no mesmo período, em termos de toneladas métricas realizadas, a produção cresceu 34% e, na área ferroviária, 3% de toneladas-quilómetro transportadas.

Conselho de Directores 2021 3Em termos de manuseamento de cargas nos Terminais sob a gestão do CFM, foram manuseados, em 2020, cerca de 12 milhões de toneladas métricas (representando 29% do total manuseado em todos os Portos), equivalentes a um crescimento de 34%, relativamente a igual período do ano de 2019.

Nas Linhas sob a gestão do CFM transportaram-se, em 2020, cerca de 2.300 milhões de toneladas quilómetros contra cerca de 2.200 milhões de toneladas quilómetros do ano anterior. Este volume representa 29% do volume em toneladas quilómetros realizadas em todas as linhas.

Recorde-se que no ano passado (2020), o Conselho de Directores não se realizou devido ao pico da ocorrência da pandemia do novo Coronavírus e respectivas restrições.