PCA do CFM visita Direcção Executiva Norte 2020 CapaO Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Eng. Miguel José Matabel, efectuou, entre os dias 11 e 14 de Fevereiro, uma visita à Direcção Executiva Norte, com o objectivo de aferir o funcionamento das unidades de operação, bem como avaliar o grau de execução das recomendações da última reunião de Maputo.

PCA do CFM visita Direcção Executiva Norte Base LogísticaEm Pemba, o Eng. José Matabel visitou as obras da Base Logística de Pemba que está a ser construída pela PCD tendo ficado satisfeito com a qualidade e o rumo que as mesmas estão a tomar, tendo mostrado expectativa de que esta unidade seja aberta dentro do prazo acordado e que todas as partes estejam satisfeitas. “Temos que estar todos alinhados no cumprimento dos acordos e qualquer alteração ao projecto deva ser devidamente comunicada aos intervenientes e, neste caso, ao CFM”- referiu Matabel.

No Porto de Pemba, o PCA do CFM analisou o Relatório de Desempenho Operacional do mês de Janeiro daquele Porto e o de Mocímboa da Praia, desempenho esse que se mostrou satisfatório a avaliar pelo grande contributo do CFM nas operações de transporte marítimo naquela região do País, devido a intransitividade das vias rodoviárias devido às intensas chuvas.

PCA do CFM visita Direcção Executiva Norte 2020 BombeirosEm Nampula, o Eng. Matabel deslocou-se ao Porto de Nacala onde reuniu com os trabalhadores que passaram para o quadro do CFM na sequência da reconversão de gestão do Porto de Nacala, a partir do último mês de Janeiro. Aqui o PCA teve, igualmente, a oportunidade de acompanhar o Relatório de Desempenho Operacional do primeiro mês desde que o CFM reassumiu a gestão do Porto e mostrou-se satisfeito com os números apresentados que indicaram uma tendência animadora. Contudo, “precisamos aperfeiçoar urgentemente os processos de trabalho, privilegiando sempre o trabalho em equipe, assim como melhorar as potencialidades que a plataforma da JUE oferece - recomendou”.

Para concluir, Matabel recomendou mais atenção aos clientes deixando o desafio de se trabalhar com as autoridades alfandegárias no sentido de reduzir o congestionamento de camiões junto à entrada do Porto. “Até a próxima semana queremos ver uma proposta de implementação de medidas tendentes a reduzir o congestionamento”- determinou o PCA do CFM.

O Porto de Nacala é considerado um dos maiores Portos de águas profundas na região, manuseando diversas cargas de e para diversos destinos do mundo.