Porto de Maputo
O Porto de Maputo está localizado a sudoeste de Moçambique e a sul do canal de Moçambique. Está situado na margem esquerda do rio Matola e é composto por duas importantes áreas, nomeadamente, o Porto Comercial de Maputo e o complexo industrial da Matola.

O acesso ao porto é feito através de dois canais, nomeadamente, o da Xefina e o da Polana, cujas extensões são, respectivamente, 9,3 km e 7,5 km. Estes canais têm uma profundidade entre 11 e 14 metros. O acesso ao Cais de Minério da Matola é feito através do canal do mesmo nome, com uma extensão de 3.100 metros e uma profundidade de nove metros, em condições normais, e 12,9 metros durante as marés vivas.
O Porto de Maputo é composto pelos terminais de Pesca, de Cabotagem, de Carga Geral, de Carvão, de Fruta, de Açúcar, de Contentores, de Aço e ainda tanques de melaço, com um comprimento de cerca de 3.876 metros. Por seu turno, o Cais de Minério é composto pelos terminais de Carvão, de Petróleos, de Cereais e de Alumínio, com um comprimento global de 865 metros.
Actualmente, o Porto de Maputo possui uma capacidade global de manuseamento de carga de aproximadamente 17.000.000 toneladas métricas por ano.
De capacidade de manuseamento anual
De comprimento
De Profundidade máxima

Cais de Pesca
A principal actividade é o manuseamento de pescado. Tem 80 metros de comprimento, 3,5 metros de profundidade e uma capacidade de acostagem para quatro navios pesqueiros de tamanho médio. Este cais possui uma capacidade de armazenagem frigorífica para 950 toneladas. Actualmente sob responsabilidade do Ministério das Pescas, o cais tem capacidade para manusear cerca de 5.500 toneladas métricas por ano.

Terminal de Cabotagem
Este terminal, cujo cais tem cerca de 300 metros de comprimento e uma área de 6.200 metros quadrados, possui três postos de acostagem, podendo, em simultâneo, albergar três navios. O terminal possui uma área de armazenagem a céu aberto de 20.000 metros quadrados e outra coberta, de 5.000 metros quadrados, sendo esta última composta por três armazéns, designadamente A1, A2 e A3, qualquer deles em óptimo estado de conservação. O terminal tem uma capacidade instalada de manuseamento de 500.000 toneladas por ano.

Cais de Carga Geral
Este terminal tem um cais com 440 metros de extensão possui ainda um cais especial com capacidade para receber navios de 40.000 de tonelagem de arqueação bruta. Existem 35 guindastes de 3 a 5 toneladas, um de 10 toneladas e ainda um de 60/80 toneladas, com um alcance de 23 a 27 metros. Este equipamento está preparado para manusear um volume de 2.5 milhões de toneladas anuais.

Terminal de Embarque de Melaço
Este terminal possui 153 metros de comprimento e ocupa uma área de 3.060 metros quadrados. A armazenagem é feita em quatro tanques com capacidades individuais de 6.000, 7.000, 9.000 e 11.000 toneladas. O terminal foi projectado para manusear cerca de 150.000 toneladas anuais.

Terminal de Citrinos
O Terminal de Citrinos tem 380 metros de cais e possui seis guindastes de 5 toneladas e 31 empilhadeiras. As instalações frigoríficas têm capacidade de manusear 17.000.000 de cartões por ano. Este terminal, concebido para a conservação e embarque de fruta, possui quatro armazéns, que se destinam à recepção, selecção e acondicionamento frigorífico da mesma. O terminal vem sendo explorado pela Maputo Produce Terminal, ao abrigo de um contrato de "leasing" celebrado entre os CFM e a Outspan International, empresa de capitais sul-africanos. Tem uma capacidade instalada de manuseamento de 750.000 toneladas de citrinos.


Terminal de Açúcar
Esta instalação compreende três armazéns com capacidade de 40.000 toneladas líquidas cada. O carregamento de navios é feito através de um sistema de tapete rolante, que possui 150 metros. A capacidade média de enchimento é de cerca de 750 toneladas por hora (em cada uma das duas torres). O cais tem uma profundidade de 10,5 metros, um comprimento de 170 metros e possui uma área global de armazenagem de 14.640 metros quadrados. O terminal tem uma capacidade instalada para o manuseamento de 600.000 toneladas métricas por ano. Desde 1995, o terminal é explorado pela Sociedade Terminais de Açúcar de Moçambique (STAM), por via de um contrato de "leasing" rubricado entre os CFM e as associações açucareiras de Zimbabwe e Swazilândia.


Terminal de Contentores
Este Terminal é explorado pela MIPS, Mozambique International Port Services, empresa que tem as suas acções partilhadas pela firma sul-africana Rennies (37%), os CFM (33%) e a empresa australiana P&O (30%). Desde a constituição da MIPS em 1996, foi realizado um investimento total de cerca de 8 milhões de dólares para renovar as infra-estruturas. Actualmente, a MIPS manuseia cerca de 35.000 Teus por ano, sendo a maior parte da carga, de ou com destino para Moçambique. Este Terminal tem 300 metros de cais e uma área de 40.000 metros quadrados com uma capacidade para armazenar 1000 TEU's, podendo, presentemente, manusear 35.000 TEU's por ano. Possui, ainda, um armazém coberto com uma área de armazenagem 3.920 metros quadrados e está equipado com dois modernos pórticos com uma capacidade de 35 Toneladas cada e 9 forklifts, cujas capacidades variam de 2,5 a 35 Toneladas.


Terminal de Aço
Servido por 4 guindastes, sendo 3 de 20 Toneladas cada um e 1 de 22 Toneladas, este Terminal tem uma capacidade de manuseamento anual, instalada, de 900.000 Toneladas métricas. O Terminal de Aço ocupa uma área de, aproximadamente, 50.000 metros quadrados, dos quais, 42.520 metros quadrados se destinam à armazenagem.

Terminal de Carvão da Matola
O Terminal de carvão da Matola possui uma área de armazenagem, a céu aberto, de 170.000 metros quadrados. Este Terminal possui um complexo sistema de manuseamento de carvão por meio de tapete rolante. Para descarga, existem dois tipplers com capacidade para operar 20 vagões por hora. O Terminal está sendo explorado, em regime de "leasing", pela TCM.

Terminal de Cereais da Matola
Este Terminal, relativamente novo (inaugurado em 1996), está equipado com Silos com capacidade para armazenar 80.000 Toneladas de cereais por ano e uma capacidade de manuseamento situada em 400.000 toneladas por ano. Para além do manuseamento de cereais, este Terminal está preparado para manusear óleo vegetal e vinho à granel utilizando equipamento automatizado.

Terminal de Combustíveis
Especializado para manuseamento de petróleo e seus derivados, este Terminal tem uma extensão de cerca de 75 metros, uma profundidade de 11 metros, podendo acolher navios de 2.500 DWT a 50.000 DWT, sendo que 5.000.000 Toneladas por ano é a sua capacidade instalada.

Terminal de Alumínios da Matola
Para a construção desta moderna infra-estrutura portuária, foram empregues cerca de 50 milhões de dólares americanos, sendo que, deste valor, 13 milhões de USD representam o custo de construção do Cais em si. Este Cais tem como dimensões 210 metros de comprimento, 25 de largura e uma profundidade média de 13 metros. A carga a manusear é descarregada através de sucção e transferida por meio de correia transportadora para os Silos. Este terminal tem capacidade para manusear anualmente 600 mil toneladas de matéria prima destinada à produção de alumínio, essencialmente alumina e cocke petrolífero, e 250 mil toneladas de metal acabado para exportação.