Para complementar os trabalhos de dragagem naquele Porto foi implementado um segundo projecto designado “Melhoria das Operações Marítimas do Porto da Beira”, financiado pelo Governo de Moçambique, em cooperação
com o Governo dinamarquês, num investimento de 40 Milhões de Euros, com vista a garantir a segurança e operacionalidade do Porto da Beira, de modo a torná-lo mais competitivo em relação a outros Portos da região. Este projecto contemplou, então, as seguintes componentes:
- Construção duma Draga Auto-transportadora de Sucção e Arrasto (TSHD), com capacidade de Porão de 2.500 mil m3, para a EMODRAGA;
- Construção duma Lancha Hidrográfica, com o respectivo equipamento e, baptizada com o nome de “MACÚTI” igualmente destinada à EMODRAGA;
- Reabilitação total do Rebocador “BUZI”, pertença do CFM;
- Reabilitação total da Lancha de Pilotos, “PILOTO 2”, igualmente pertença do CFM;
- Assistência Técnica e o treinamento das Tripulações de todas as embarcações.