Assinala-se este sábado apassagem dos 128anos depois da primeira ligação oficial ferroviária entre Lourenço Marques (actual Cidade de Maputo) e o Transvaal (actual Pretória), na África do Sul, que se deu a 8 de Julho de 1895.
Para eternizar a data, estará patente no recinto das Oficinas Gerais do CFM, numa iniciativa do Museu da empresa, uma exposição em homenagem aos Trabalhadores ferroviários. O objectivo da exposição é retratar o quotidiano do Trabalhador ferroviário nas áreas de produção e operação. A propósito desta data, várias outras actividades serão levadas a cabo, com destaque para visitas guiadas ao Museu e a estacão e atelier de pintura.
De referir que este acontecimento de extrema importância para a época, estabeleceu o início de uma nova era para Moçambique, pois permitiu que um dos grandes avanços tecnológicos da revolução industrial - o caminho-de-ferro -, chegasse ao país. Esta ligação permitiu ainda a constituição da espinha dorsal de um sistema de transportes que se iria desenvolver no século seguinte.