cfm logo

CLUBE FERROVIÁRIO DE LICHINGAA Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), aprovou o  financiamento para  a construção do Complexo Desportivo do Clube Ferroviário de Lichinga, com destaque para um  Estádio de Futebol, onde os locomotivas de Lichinga passarão a realizar os seus jogos.

Recorde-se que actualmente o  Ferroviário de Lichinga, que milita no Moçambola, principal campeonato nacional de futebol,  realiza as suas partidas no campo do 1o de Maio mediante o pagamento de 50.000.00 MT (Cinquenta mil  meticais) por cada jogo. As obras que deverão arrancar nos próximos meses quando se concluir o processo burocrático relacionado com a documentação para a legalização do espaço cedido pelo Conselho Municipal local. O terreno ocupa uma área de 5 hectares e está localizado no bairro de Chiuaula, arredores da Cidade de Lichinga. 

A confirmação da aprovação do financiamento para este projecto foi deixada pela  Administradora da Área Executiva dos CFM-Norte, a Dra Fátima Maria Mangue, aquando a visita de trabalho efectuada a Lichinga, onde também  procedeu a entrega de um autocarro para a equipa principal de futebol. No local, para além da construção do campo principal de futebol, serão erguidos outros empreendimentos adjacentes para acolher outras modalidades. Neste momento encontra-se em andamento o processo burocrático da documentação, sobretudo da disponibilidade do Direito de Uso e Aproveitamento de Terra, DUAT, para depois seguir o processo de selecção do empreiteiro que vai se encarregar com a construção da referida infra-estrutura desportiva. 

Pedro Jaime Nharival, representante dos CFM em Lichinga considera que com este passo que  a colectividade vai aliviar as despesas subtraídas do seu duodécimo para o aluguer do campo ao longo de toda época futebolística. 

O Ferroviário de Lichinga acolhe os seus jogos no campo do 1O de Maio com a condição de desembolsar 50.000.00 MT (cinquenta mil meticais) por cada partida, ficando igualmente com a responsabilidade de manutenção do recinto. Com a construção do nosso próprio campo o valor aplicado para o aluguer em cada jogo, retirado do duodécimo do clube, vai servir para aliviar as nossas despesas. A expectiva é enorme considerando que este projecto será sempre uma mais-valia para todos nós” observou.