cfm logo

Beira sucede Maputo no Basketball Africa LeagueO Ferroviário da Beira carimbou o passaporte para a fase final da segunda edição da Liga Africana de Basquetebol que terá lugar no próximo ano, 2020, a partir do mês de Março (prolonga-se por três meses) em três cidades distintas, ou seja, Dakar (Senegal), Cairo (Egipto)  e Kigali (Ruanda).

Na última janela de qualificação para o Basketball Africa League (BAL) que vinha decorrendo na vizinha África do Sul, na semana finda,  para a Divisão Este, os locomotivas do Chiveve cumpriram a sua participação com  nota máxima, após vencerem todos os adversários que cruzaram o seu caminho.

Ainda na fase de grupos, os comandados do espanhol, Luis Lopez, garantiram a participação aos play-offs (meias-finais) depois de duas vitórias, por, 76 – 46 e 81 – 59,  impostas a Cobra Sport e Ulinzi Warriors, dois representantes do Sudão e Quénia, respectivamente.

No jogo das meias-finais que garantia o apuramento à Elite 12 da BAL, o Ferroviário da Beira derrotou os sul-africanos da Cape Town Tigers, pela margem mínima de dois pontos, ou seja, 77 – 75, resultado histórico que colocava os beirenses na fina flor do basquetebol africano.

No última jogo de consagração aos novos reis moçambicanos, os “locomotivas” do Chiveve não deixaram os seus créditos em mãos alheias, derrotando o Cobra Sport, por, 91 – 65.

Desta feita, o Ferroviário da Beira sucede ao seu homónimo de Maputo na BAL, recorde-se, disputou a primeira edição africana deste grande e milionário  evento de bola ao cesto co-organizado pela National Basketball Asssociation, NBA, e a FIBA.

Eis o registo imaculado do Ferroviário da Beira, na Divisão Este:

Fase de grupos (resultados)
Ferroviário da Beira -  Cobra Sport (76 – 46)
Ulinzi Warriors – Ferroviário da Beira (59 – 81)

Meias-finais
Ferroviário da Beira – Cape Town Tigers (77 – 75)

Final
Ferroviário da Beira – Cobra Sport (91 – 65)