cfm logo

Ferroviarios 2021 2Caiu o pano do Campeonato Nacional de Futebol, após a realização da vigésima sexta e última jornada do Moçambola, disputado este domingo, 07 de Novembro, com sortes diferentes para os cinco (5) Ferroviários, nomeadamente, o de Maputo, Beira, Lichinga, Nampula e Nacala, que participaram da prova máxima do futebol moçambicano.

Esta jornada foi disputada com o campeão nacional já encontrado na jornada anterior. Trata-se da equipa da Associação Black Bulls, da província de Maputo.

FERROVIÁRIO DA BEIRA

Numa análise de desempenho das equipas locomotivas, o destaque vai para o  Ferroviário da Beira, que terminou o Moçambola em segundo lugar, com 53 pontos, posição que   garante a presença, no próximo ano, nas competições africanas, ou seja, na Taça Nelson Mandela. Os pupilos de Akil Marcelino vão de férias hilariantes após um goleada, no último jogo, em casa, contra o Textáfrica de Chimoio, por expressivas quatro bolas a uma.

Ferroviarios 2021 1FERROVIÁRIO DE LICHINGA

No seu primeiro ano no Moçambola, o Ferroviário de Lichinga foi considerada a equipa sensação da prova. O conjunto de António “Antoninho” Muchanga é a quarta classificada do Moçambola e, mesmo com a derrota, por, 1-3, diante do Costa do Sol, na última jornada, não tirou o brilho do grande trabalho que foi desenvolvido pelos locomotivas da capital de Niassa.

FERROVIÁRIO DE MAPUTO

Em Maputo, o Ferroviário local despediu-se dos seus adeptos com uma derrota, em pleno Estádio da Machava, ante a Liga Desportiva de Maputo, por, 1-2, resultado que atirou a equipa sob alçada de Carlos Baute para a sétima posição, com 37 pontos na classificação final do Moçambola. Uma classificação que está longe daquilo que eram os objectivos do clube, que não vence a prova rainha desde 2015, altura que conquistou o seu 10º título nacional.

FERROVIÁRIOS DE NACALA E NAMPULA

O Estádio 25 de Junho, em Nampula foi o palco da despedida dos dois ferroviários da capital do Norte.

Embora tenha garantido a presença no Moçambola do próximo ano, o Ferroviário de Nampula precisava vencer o seu homónimo de Nacala para terminar a época com honra.

No dérbi local, a sorte sorriu para o Ferroviário de Nampula, que venceu a contenda, por 2-0.

Nas contas finais, mesmo com a derrota, o Ferroviário de Nacala termina o Moçambola em nono lugar, com 32 pontos, mais um que o Ferroviário de Nampula, 31, décimo classificado do Moçambola.

Recorde-se que o Moçambola era disputado por 14 equipas.