cfm logo

Linha de R García Km18mais1A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique está a executar as manutenções que, normalmente, são feitas em Junho de cada ano, devido à situação da imposição das medidas de combate ao COVID-19, anunciadas pelo Governo. Em cumprimento dessas medidas a Empresa cancelou, desde o mês passado, os comboios de passageiros de longo curso e encurtou as rotas dos urbanos.

Assim, na Linha de Ressano Garcia, por exemplo, o comboio de passageiros termina na paragem Daniel, no Km 15.

Linha de R Garcia KM 18 Tabuleiro 1887É neste sentido que, pelo facto do comboio não seguir para mais além, o CFM está a executar trabalhos junto ao Km 18 que consistem, essencialmente, na substituição do Tabuleiro metálico, construído em 1887, por um Tabuleiro de betão, bem como a substituição das travessas de madeiras por outras, igualmente de betão.

Segundo Teodomiro Ângelo, Director Ferroviário do CFM-Sul, a substituição destes materiais irá permitir com que os comboios possam circular com maior velocidade, mais carga e, acima de tudo, com a segurança necessária.

Do mesmo modo, ainda por conta desta restrição, a Empresa está a reabilitar vagões e carruagens que, igualmente, foram retirados da circulação nesta altura do COVID-19.