cfm logo

Concurso Infantil Eu amo a profissão do meu Pai Mãe 3Para celebrar o mês da criança pela passagem do dia 1 e 16 de Junho, Dia Internacional da Criança e Dia da Criança Africana, respectivamente, centenas de petizes, filhos dos Trabalhadores do CFM, participaram, no passado dia 15 de Junho, num concurso infantil denominado “Eu amo a profissão do meu Pai/Mãe”, organizado pela Empresa.

Trata-se duma iniciativa que abrange crianças com idade compreendida entre os 7 e 12 anos filhos de funcionários dos CFM em todo o país e que pretende motivar e valorizar as profissões do trabalhador ferro-portuário, bem como despertar vocações profissionais das crianças de tenra idade no campo ferro-portuário. Constitui ainda, um acto de cidadania e de promoção de auto-estima nas crianças e nos adultos pelo que fazem para o desenvolvimento do seu país.

Concurso Infantil Eu amo a profissão do meu Pai Mãe 2O concurso que decorreu em regime presencial nas estações dos CFM Sul, Centro e Norte, consistiu em Desenho/Pintura ou Escrita (poesia) versando temas ferro-portuárias e foi destinado aos filhos e netos dos trabalhadores dos CFM, um acto que se entende também como homenagem aos trabalhadores por ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores que se assinalou no passado dia 1 de Maio.

As criações artísticas dos petizes retractaram actividades ferro-portuárias relacionadas com a profissão dos pais, mães ou avos, destacando-se meio ambiente, higiene, segurança e transporte ferro-portuário na componente de locomotivas, carruagens, vagões, zorras, linhas férreas, travessas, guindastes, porta-contentores, etc.

Os vencedores do concurso serão anunciados no próximo dia 22 de Junho durante um passeio de comboio com crianças dos trabalhadores ferro-portuários que estarão em festa no percurso Estação Central da Cidade de Maputo para a Estação de Machava. Os três primeiros classificados serão agraciados com valiosos prémios que incluem material escolar durante as festividades do 1º de Junho na empresa.

Paralelamente, durante o mês de Junho, o Museu dos CFM registou um número muito elevado de visita de crianças que escalaram este local para se inteirar da história, do presente e perspectivas da empresa CFM e o seu funcionamento, assim como o seu contributo na economia nacional e no transporte de passageiros, sua acção de responsabilidade social. A maioria de crianças que visitaram o Museu dos CFM pertence às diversas escolas da capital do país e às organizações religiosas.

Inaugurado a 11 de Junho 2015, o Museu dos CFM localiza-se na Estação Central dos Caminhos de Ferro, em Maputo e é uma instituição de âmbito tecnológico, científico e cultural ao serviço da comunidade e tem por missão retratar e difundir a história dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique. Tem como principais objectivos o estudo, a documentação, a conservação e divulgação do acervo em sua posse, bem como a valorização da Estação Ferroviária de Maputo, edifício que aloja o Museu e a preservação da sua memória.