Desembarque de Plataformas Março 2023Cerca de 24,3 milhões de dólares norte-americanos é quanto a Empresa está a investir para a aquisição de 350 vagões plataforma e tanques especializados,  como resposta à crescente demanda do aumento da carga contentorizada e líquida que se regista principalmente nas Regiões Sul e Centro do país, os dois polos, com crescente procura de transporte de combustíveis através da Linha férrea.

Placa Vila Nova da FronteiraA Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), realizou o primeiro comboio oficial transportando material para a reconstrução da Linha Férrea malawiana, partindo de Vila Nova da Fronteira.

O material, constituído (nesta fase) por cimento, partiu do Porto da Beira na passada 6ª feira, dia 3 de fevereiro e pertence à Empresa Chinesa CR20, responsável pela reconstrução da Linha Férrea Malawiana. A aposta da CR20 é de que maior parte do material a ser usado nas obras passe por Vila Nova da Fronteira.

Inauguração de Automotoras Agosto 2022 1Novos meios circulantes adquiridos pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) vieram reforçar a capacidade de transporte de passageiros e carga na zona sul do país.

Trata-se duas automotoras para o transporte de passageiros na zona Metropolitana de Maputo e 150 vagões de bordas altas para o transporte de minérios.

Comissão Parlamentar congratula gestão do CFM 2022Depois de uma visita efectuada terça-feira, dia 26 de Abril do ano em curso, a Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República congratulou a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), pela robustez financeira que continua a apresentar, mesmo perante os eventos extremos registados nos últimos dois anos, no território nacional.

António Niquice, presidente daquela comissão na Assembleia da República, enalteceu o grau de solvabilidade da empresa, facto que a permitiu contribuir com cerca de 49 milhões de dólares em impostos em 2020.

Primeiro comboio de Carvão do Botswana chega a Maputo 1Chegou, na tarde de ontem, 26 de abril de 2022, o primeiro comboio de 40 vagões, com 2.000 toneladas de carvão mineral vindo de Botswana, passando por Zimbabwe até Moçambique, através da Linha do Limpopo.

Com a chegada deste comboio fica, oficialmente, marcado o início de exportação de carvão mineral de Botswana, através de Moçambique. O programa preconiza a realização de 4 comboios por semana de 2000 toneladas cada para uma meta de 384. 000 toneladas por ano.