Moçambique aposta na reabilitação e requalificação de infra-estruturas portuárias e ferroviárias por considerar que tal facto não só reduz a pressão sobre as estradas, assim como consubstancia a posição que o pais ocupa em termos de transporte de mercadoria na zona.
Aliás, a localização estratégica de Moçambique na região obriga o Governo a investir em infra-estruturas de transporte, o que traz mais-valia não só para o país, como para os vizinhos, sobretudo os que não têm acesso ao mar.
O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e Presidente Associação dos Caminhos de Ferro da África Austral (SARA), Agostinho Francisco Langa Júnior, presidiu, na manhã do dia 25 de Outubro de 2023, na cidade Sul Africana de Johannesburg, a abertura oficial da 12ª Conferência e Exposição dos Caminhos de Ferro da África Austral (SARA), sob o lema “Melhoria da capacidade ferroviária e da qualidade dos serviços através de novos modelos operacionais e parcerias para uma integração regional perfeita e comércio”.
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi inaugurou, no passado dia 7 de outubro de 2023 as novas instalações do Porto de Nacala, em Nampula.
O Porto ganhou uma nova dinâmica sob ponto de vista de operações, mercê da ampliação e modernização das suas infra-estruturas, o que contribui para o aumento da capacidade do manuseamento e armazenamento de carga contentorizada e redução do tempo de permanência de navios no cais.
Com a modernização a capacidade de manuseamento passa das actuais 100mil toneladas de carga contentorizada para 252 mil, um crescimento de mais de 150 por cento.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração do CFM, Eng. Agostinho Francisco Langa Júnior, com o novo Porto espera-se o aumento da capacidade de armazenamento de oito mil toneladas de carga contentorizada e atracação de navios de grande calado, atraindo também cargas de e para Malawi, Zâmbia e outros países.
Fruto da aquisição e montagem de novos e modernos equipamentos para o manuseamento de carga, o Porto de Nacala já dispõe de capacidade para operar com navios sem gruas o que permitirá maior flexibilidade no nicho das operações neste complexo portuário de águas profundas, sobretudo no que concerne ao tempo de espera de navios no porto como também no corredor, para além do aumento da produtividade.