Clube Ferroviário da BeiraO Clube Ferroviário da Beira é o novo representante nacional na corrida à fase final da  Basketball Africa League (BAL), após vencer na final, isto é, nos dois primeiros  jogos dos Play-offs, a melhor de três, o homónimo de Maputo, curiosamente, o estreante moçambicano na embrionária Liga Africana de Basquetebol.

O Torneio de apuramento do representante nacional organizado pela Liga Nacional de Basquetebol, decorreu, lembre-se, de 03 a 11 de Setembro corrente no Pavilhão do Maxaquene, envolvendo os Clubes Ferroviários de Maputo e da Beira, bem como o Costa do Sol e o Desportivo de Maputo.

A invencibilidade dos "Locomotivas" do Chiveve iniciou na fase de grupos de todos contra todos, atropelando todos os adversários, o que possibilitou que terminasse esta fase em primeiro lugar. Na fase intermédia de cruzamentos, o Ferroviário da Beira, do treinador espanhol, Luiz Lopez, e que conta no seu plantel de "luxo" com dois reforços  americanos, Michael Murray e William Perry além dos gémeos Novela, Orlando e Ermelindo  (ex-Ferroviário de Maputo) não teve dificuldades para ultrapassar o Desportivo de Maputo, vencendo a partida que lhes levaria à final, por, 88 - 46. Ficava por se definir quem seria o seu acompanhante nos play-offs da final, que acabou por ser o Ferroviário de Maputo, que na outra meia final venceu folgadamente o Costa do Sol, por, 86-62.

Na entrada, o Ferroviário da Beira deu indicação do seu melhor colectivo, ao não dar hipóteses a equipa de Milagre Macome, que reforçou-se para este torneio com o habitual Álvaro Masa, Holland D'Marcus e o costa marfinense, Adjehi Baru. Neste primeiro encontro o Ferroviário da Beira venceu expressivamente, por, 94-66. No segundo jogo, os "locomotivas" do Chiveve voltaram a serem felizes, vencendo novamente o seu maior rival, por, 99-88.

Com o 2-0, o Clube Ferroviário da Beira carimbava assim o passaporte para a fase regional que vai juntar, de 08 a 17 de Outubro próximo, em Joanesburgo, África do Sul, os representantes da zona IV para se encontrar o representante desta região para a fase final da Segunda Edição da Liga Africana de Basquetebol.