Linha de Sena perto de MutararaA comunicação ferroviária entre Moçambique e Malawi, através da Linha de Sena pelo ramal Mutarara-Vila Nova de Fronteira e Vila Nova da Fronteira-Bangula, poderá,finalmente, ser efectivada até Setembro de 2021.

O compromisso neste sentido foi avançado, sábado (31/10), no final de conversações bilaterais entre ambos os países, na cidade da Beira, chefiadas pelos respectivos Ministros dos Transportes.

Janfar Abdulai, titular da pasta dos Transportes e Comunicações de Moçambique, garantiu que do lado do seu território, que compreende uma extensão total de 44 quilómetros, já estão disponíveis cerca de 46 milhões de dólares norte-americanos, estando assim criadas todas as condições para o arranque da empreitada.

Ja o seu homólogo malawiano dos Transportes e Obras Públicas, Mahumed Sidik Mia, alinhou pelo mesmo diapasão, mas ressalvou que, numa primeira fase, o seu país vai reabilitar 71 quilómetros, entre Vila Nova da Fronteira-Nsange e Nsange-Bangula.

Com a ligação da Linha de Sena, entre Mutarara e Bangula, pretende-se, basicamente, exportar o açúcar daquele país para mercado europeu, através do Porto da Beira.

Na segunda fase, Malawi promete estabelecer comunicação ferroviária Beira-Lilongwe, decorrendo actualmente a mobilização de fundos junto dos seus tradicionais parceiros de cooperação internacional.

Nessa altura, poderá mesmo ser reactivado, igualmente, o transporte de passageiros, que foi paralisado há longas décadas, sobretudo pela guerra civil de 16 anos em Moçambique que, então, veio a acentuar cada vez mais a degradação daquela importante ferrovia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).