Foram inauguradas em Maputo, no passado dia 12 de setembro do ano em curso, duas novas locomotivas que irão reforçar a frota da Empresa Portos e Camihos de Ferro de Moçambique (CFM).
A aquisição das Locomotivas enquadra-se no Plano Estratégico da Empresa que prevê o apetrechamento e modernização do material circulante e equipamentos ferro-portuários. As duas locomotivas fazem parte de um lote de 10 por receber ainda este ano e irão responder a demanda que o mercado impõe, sobretudo o Zimbabweano e Sul Africano.
A cerimnónia de inauguração foi dirigida pelo Ministro dos Transportes e Logística, Eng°. João Matlombe e enquadrou-se no âmbito do I Conselho Coordenador do Mnistério dosTransportes e Logística.
Matlombe felicitou o CFM pela visão e determinação em encarar o enorme desafio, frisando a necessidade de empresas públicas fortes, focadas em resultados, capazes de gerar impacto directo na vida dos moçambicanos rumo a mais oportunidades de emprego, integração e esperança. “As duas locomotivas para carga adquiridas, mais que um reforço da frota, simbolizam compromisso com o futuro, com a modernização e transformação estrutural do sector logístico nacional, como motores para o desenvolvimento futuro, provando o investimento num sistema ferro-portuário moderno, eficiente, competitivo e preparado para servir a economia nacional e a região, aliado pela vantagem estratégica de Moçambique”- referiu o Governante para o sector dos transportes e logística.
Por seu turno, o PCA do CFM, Eng°. Agostinho Francisco Langa Júnior, destacou que a presença do Ministro para dirigir a cerimónia motiva e encoraja o CFM a prosseguir com as orientações dadas pelo Governo a partir do Ministério dos Transportes e Logística.



As Locomotivas foram adquiridas na Índia, custaram cerca de 3,449.000,00 USD/cada e resultam do apoio dos parceiros nomeadamente, Banco Africano de Desenvolvimento, Standard Bank e BCI.