Porto de Nacala
O Porto de Nacala localiza-se no extremo sul da baía de Bengo e, devido à profundidade das suas águas, apresenta condições excepcionais de navegabilidade, o que permite a entrada/saída de navios sem limitação de calado, 24 horas por dia, e não necessita de dragagem. Estas características conferem-lhe a classificação de maior porto natural de águas profundas da costa oriental de África.


Aberto ao tráfego em Outubro de 1951, o Porto de Nacala conta, neste momento, com um terminal de carga geral capacitado para manusear 2 milhões de toneladas anualmente; possui oito armazéns com uma superfície total de 21.000 metros quadrados e é servido por nove guindastes eléctricos de 5 a 20 Tons, três empilhadeiras de 5 Tons, duas evacuadoras para cereais de 40 Tons/hora cada e quatro garras de 2,5m^3; um terminal de contentores com 327 metros de comprimento e 15 metros de profundidade, 30.000 TEU anuais de capacidade de manuseamento e 62.000 metros quadrados de área pavimentada para o armazenamento de 2.750 contentores, servido por quatro empilhadeiras de 42 Tons com spreaders telescópicos para contentores de 20 e 40 pés; um pórtico de parque de 25 Tons para contentores de 20 pés; um guindaste de 22 Tons e 21 tomadas para frigoríficos.
O Porto de Nacala dispõe, também, de um terminal para granéis líquidos ligado aos depósitos de combustíveis da BP-Moçambique (18.000 toneladas) e da Petromoc (35.000 toneladas) por um pipeline de 3,5km e ainda depósitos com uma capacidade total de 2.400 toneladas para óleos de palma e alimentares, da Lever Brothers do Malawi.
Nacala é um porto de baldeação por excelência para toda a costa africana do Índico e foi reabilitado, entre 1984 e 1996, por meio de um financiamento da Finlândia, orçado em 196 milhões de marcos finlandeses.
De carga manuseada anualmente
De capacidade de armazenamento (8 armazéns)
De área pavimentada para contentores

Terminal de Granéis Líquidos
O terminal para granéis líquidos sob gestão dos CFM, afecto ao cais 4 do Terminal de Carga Geral, com 9.7 metros, está ligado a depósitos de combustíveis através de um “pipeline” com 3.5 km e a depósitos para óleos vegetais, com uma capacidade total de 2.400 toneladas.

Terminal de Carga Geral
Aberto ao tráfego em Outubro de 1951, o Porto de Nacala conta, neste momento, com um terminal de carga geral de 631 metros de comprimento e calado de 9,7 metros, capacitado para manusear 2 400 000 toneladas anualmente. Conta igualmente com oito armazéns com uma capacidade de 50.000 toneladas. Este terminal foi concessionado ao Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), desde Janeiro de 2005.
Empresa Concessionada


Terminal de Contentores
O Terminal de Contentores, com 372 metros de comprimento, possui um calado de 14 metros, capacidade de manuseamento de 100 000 TEU anuais, possibilidade de parqueamento de 5.850 contentores e 105 pontos de energia para contentores frigoríficos. Este terminal foi concessionado ao Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), desde Janeiro de 2005.
Empresa Concessionada
