O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo afirmou, no passado dia 8 de julho de 2025, no âmbito da celebração d 130o aniversário do CFM que a Empresa tornou-se ao longo dos 130 da sua existência, a espinha dorsal da economia e canal de circulação de ideias, de culturas, de sonhos e do desenvolvimento do nosso Moçambique. Trata-se, segundo o Chefe de Estado, de um marco que ultrapassa a imaginação de cada um e entra para o domínio da memória nacional e do orgulho colectivo dos moçambicanos.
Nesse contexto, Daniel Chapo sublinhou que ao celebrar-se os 130 anos dos CFM, o governo moçambicano não comemorava apenas uma simples data histórica, mas sim, “festejamos a nossa capacidade de resistir, de transformar, de sonhar e de fazer o futuro”.
Por isso, acrescentou, “a história dos Caminhos de Ferro de Moçambique confunde-se com a própria história de Moçambique. Foram os trilhos que costuraram o país de norte ao sul, do Zumbo ao Índico, de este ao oeste”.


Para elucidar, o estadista moçambicano fez saber que foram as linhas férreas que aproximaram o interior do litoral, as zonas rurais dos centros urbanos e ligaram países irmãos do hinterland, como África do Sul, Zimbabwe, Malawi, Zâmbia e Eswatini à Moçambique e, através deste, ao mundo.
Para além disso, referiu Daniel Chapo que, muitas das cidades moçambicanas nasceram à volta de estações ferroviárias, muitas vilas ganharam vida graças à água, à luz, às escolas e desenvolvimento do país, catalisado pelos CFM.
Nesse prisma, enfatizou o Presidente da República, “o hoje Estádio Nacional da nossa independência nacional é fruto dos CFM”, assinalou para num outro contexto, revelar que a proclamação da independência nacional a 25 de Junho de 1975, tornou-se hoje num símbolo de esperança, de resistência e de vida.
Daí que, “os CFM têm o comboio de vida e o canal da circulação da própria revolução”, destacou o chefe de Estado.
Refira-se que, a celebração dos 130 anos dos CFM, correspondem à data, 8 de Julho de 1895, da inauguração da primeira ligação ferroviária entre a ex-cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo, e o Transvaal, actual Pretória. Nascia, assim, a chamada “estrada do progresso”, assinalou, salientando que, “era a chegada do maior comboio da Revolução Industrial ao nosso território — o comboio e o caminho-de-ferro — com as suas promessas de modernidade e transformação”.
Por isso, durante os 130 anos, “aquele que poderia ser apenas um empreendimento colonial tornou-se, nas mãos e no suor dos moçambicanos, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, um instrumento poderoso de coesão territorial, de desenvolvimento económico, social e de criação de cidadania e de afirmação nacional”, vincou.