A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique comunica a ocorrência, por volta das 07:10 horas de ontem, dia 18 de maio de 2021 , de um acidente do tipo abalroamento entre 2 navios, dentro do Canal de acesso ao Porto da Beira, concretamente na boia 13.
Trata-se do navio de Carvão mineral VISHVA BANDHAN e o Porta-contentores SEABOXER IlI.
Do acidente, cujas causas suspeitam-se que estejam relacionadas à existência de um intenso nevoeiro naquela hora, reduzindo a visibilidade dos tripulantes (apesar dos navios possuírem equipamentos de auxilio à navegação), resultaram no rombo do bulbo da proa do navio Vishva e no rombo da proa do lado bombordo (desde a linha de água até ao castelo de proa) do Porta-contentores. Após o acidente, os 2 navios atracaram em segurança e, neste momento, encontram-se em processo de avaliação, tendo em vista aos trabalhos de reparação.
Entretanto, apesar do acidente, o Porto da Beira continua a operar normalmente, cumprindo com o programa normal de atracação/operações marítimas.
Por outro lado, uma Comissão de Inquérito já foi criada para apurar em detalhes as causas do acidente, bem como estudar mecanismos de prevenção de futuros incidentes da mesma natureza.