CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

Sendo Moçambique membro da SADC e, dentre várias directrizes, a nível dos transportes, todos os membros são orientados pelo Protocolo da SADC no que diz respeito às áreas de Transportes, Comunicações e Meteorologia.

No ramo ferroviário existe uma associação das empresas ferroviárias denominada Associação das Empresas Ferroviárias da África Austral (SARA), cujo objectivo principal é promover os interesses comerciais dos Caminhos de Ferro da Região.

O CFM é, igualmente, membro da MCLI (Maputo Corridor Logistics Initiative), uma orgnização constituída por investidores de Infraestrutura, Prestadores de Serviços e outros interessados de Moçambique, África do Sul e Suazilândia que estão interessados na promoção e desenvolvimento do Corredor de Desenvolvimento de Maputo.

Do mesmo modo, já como membro da CPLP, o CFM está filiado na Associação dos Portos dos Países de Língua Portuguesa- APLOP que, a semelhança da SARA, tem como objetivo principal, assegurar a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados e contribuir para o desenvolvimento e modernização dos seus portos.

 

Portos

naregiao portos