cfm logo

passageirosA procura do transporte ferroviário de passageiros tende a crescer nos últimos tempos. O CFM tem vindo a envidar esforços tendentes a dar resposta a esta procura, contribuindo para minorar a angústia e o sofrimento de milhares de cidadãos que diariamente procuram este serviço.

A nossa empresa comparticipa com 85% do custo da passagem, cabendo ao passageiro apenas os restantes 15%.

Neste momento, ao nível do Sistema Ferroviário Sul, o CFM realiza comboios diários de passageiros nas Linhas de Goba, Ressano Garcia e Limpopo.

Para além do serviço de longo curso, a empresa realiza um serviço inter-urbano de passageiros ligando a Cidade de Maputo a Matola-Gare e Marracuene, garantindo assim a circulação de milhares de pessoas e bens.

A nível da Região Centro, temos os comboios que circulam entre a cidade da Beira e a Vila de Moatize, e entre a cidade da Beira e Vila fronteiriça de Machipanda.

Relativamente à região norte Norte, o transporte de passageiros é assegurado pela Concessionária CDN- Corredor de Desenvolvimento do Norte. 

Nosso compromisso e desafio é procurar formas de alocar mais meios para que possamos realizar este serviço essencial para a nossa população com a necessária comodidade, segurança e eficiência.

 Trata-se de um desafio complexo em virtude dos crescentes custos que esta operação acarreta, mas não nos devemos furtar da nossa responsabilidade neste domínio de serviço público.