CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

O projecto visa promover e facilitar o escoamento das cargas de a para o interior de Moçambique assim como de e para os Países do hinterland através das linhas férreas de Sena e Machipanda e dos outros modais de transporte

A aquisição destina-se a aumentar a capacidade de operação e desempenho do serviço marítimo do Porto da Beira nas operações de apoio a pilotagem, atracação e desatracação das embarcações que escalam o Porto da Beira.

Este Projecto surgiu na sequência na necessidade urgente de se incrementar o parque de vagões para o transporte de cargas e consequentemente aumentar a capacidade de transporte na linha de Machipanda para atingir a curto prazo 1milhão de toneladas por ano.

Este projecto está inserido no conjunto de acções que o CFM está implementando para melhorar os níveis de desempenho dos serviços marítimos do Porto da Beira. O mesmo será financiado pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI);

Esta terminal visa garantir a exportação dos 20 MTPA de carvão que será escoado pela linha de Sena após a sua expansão de capacidade. A previsão de conclusão das Obras está marcada para o ano 2015.