cfm logo

portomaputoO Porto de Maputo está localizado a Sudoeste de Moçambique, a Sul do canal de Moçambique. O Porto está situado à margem esquerda do rio Matola e é composto por duas importantes áreas, nomeadamente o Porto comercial de Maputo e o Complexo industrial da Matola.

O acesso ao porto é feito através de 2 canais, nomeadamente, o da Xefina e o da Polana, cujas extensões são, respectivamente, 9,3 km e 7,5 km. Estes canais têm uma profundidade entre os 11 e os 14 metros. O acesso ao Cais de Minério da Matola é feito através do canal do mesmo nome, o qual tem uma extensão de 3.100 metros e uma profundidade de 9 metros, em condições normais e, 12,9 metros, durante as marés vivas.

portomaputo2O Porto de Maputo é composto pelos Terminais de Pesca, Cabotagem, Carga Geral, Carvão, Fruta, Açúcar, Contentores, Aço e, ainda, tanques de Melaço, tendo um comprimento de cerca de 3.876 metros. Por seu turno, o Cais de Minério é composto pelos Terminais de Carvão, Petróleos, Cereais e Alumínio, e tem um comprimento global de 865 metros.

Actualmente, o Porto de Maputo possui uma capacidade global de manuseamento de carga de aproximadamente 17.000.000 Toneladas métricas por ano.