CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

Passeio 24 Junho PCA 1O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Eng. Miguel Matabel manifestou a sua satisfação pelo grau de envolvimento, alegria e entusiamo manifestados pelas crianças dos trabalhadores dos CFM durante as actividades que decorreram em celebração do mês da criança que se assinalou em Junho.

Falando à imprensa durante o passeio de comboio com as crianças, o Eng. Miguel Matabel disse que a alegria das crianças nos comboios dava sinal que já se sentem ferroviárias e até deram promessas de quererem trabalhar na empresa quando forem maiores de idade.

Passeio 24 Junho PCA EntrevistaA nossa maior alegria é ver as crianças satisfeitas e isto é bom para nós ferroviários, as crianças conhecerem o nosso dia-a-dia. A isto chamamos ligação entre pais/mães e filhos na família através da profissão e é o que pretendemos demonstrar aqui nos CFM”, disse o Eng. Matabel tendo acrescentado que que “nisto, mais do que induzir as crianças para a educação orientada à vocação profissional, desenvolvemos também a consciência delas para a compreensão do significado de trabalho que promove o desenvolvimento e o bem-estar da pessoa”.

Durante o mês de Junho, a empresa CFM realizou diversas actividades cujo momento mais alto foi no dia 24 de Junho de 2017 em decorreu um passeio de comboio de ida e volta, da Estação Central na Cidade de Maputo até Matola Gare, na Província de Maputo, com os filhos dos trabalhadores da empresa e atribuição de prémios aos vencedores do concurso infantil que decorreu à escala nacional e teve como lema “Eu gosto da profissão do meu pai/mãe”.

Durante o passeio, que durou cerca de 2 horas, mais de 100 petizes, distribuídos em cerca de 15 carruagens devidamente acondicionados para o momento, tiveram diversas actividades de animação com palhaços, música alegre, lanche e tiveram a oportunidade de manter um contacto directo com o PCA dos CFM, Eng. Miguiel Matabel.

Passeio 24 Junho PCA 3Nos contactos directos efectuados com as crianças, quer na Estação Central, assim como em cada uma das carruagens em movimento, o Eng. Matabel brincou com os petizes recordando os seus deveres e direitos e endereçou mensagens de carinho e esperança que o país, em geral, e os CFM em particular, depositam para com elas, como continuadores das diferentes profissões que asseguram o desenvolvimento económico almejado.

Animação da cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do concurso “Eu gosto da profissão do meu pai/mãe” foi feita pelo músico Roberto Isaías e sua banda, cujos prémios foram para, primeiro lugar Jaheim de Michel Bruno Sengulane, filho da funcionária da Direcção dos Recursos Humanos, Tânia Sengulane, segundo lugar Isabel Miguel, filha do Miguel Jamice do CFM - Norte, Pemba, e terceiro lugar Wondylle Manuel filho da Sónia Rosa L. Manuel da Assessoria Jurídica do Conselho de Administração. Aos vencedores coube, para além de quists contendo diversos livros e material escolar, um computador portátil para o primeiro, uma bicicleta para o segundo e uma mochila para o terceiro vencedores e todos concorrentes tiveram um prémio de participação.

A iniciativa que abrangeu crianças com idade compreendida entre os 7 e 12 anos filhos de funcionários dos CFM em todo o país, pretendeu motivar e valorizar as profissões do trabalhador ferro-portuário, bem como despertar vocações profissionais das crianças de tenra idade no campo ferro-portuário. Constituiu ainda, um acto de cidadania e de promoção de auto-estima nas crianças e nos adultos pelo que fazem para o desenvolvimento do seu país.

O concurso decorreu durante o mês de Maio e consistiu em Desenho/Pintura ou Escrita (poesia) versando temas ferro-portuárias e estava destinado aos filhos e netos dos trabalhadores dos CFM, um acto que se entendeu também como homenagem aos trabalhadores por ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores.