CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique

Homenagem à mulher 06 04 2017O Presidente do Conselho de Administração dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Eng. Miguel Matabel, homenageou, no passado dia 6 de Abril de 2017, na Sede da empresa, na Cidade de Maputo, à mulher ferro-portuária como sinal de reconhecimento pelo contributo colectivo e individual que cada uma presta na consolidação da actividade da empresa em diferentes áreas, desde a Operacional, Manutenção, Via e obra, Sinalização, apenas para mencionar algumas.

Na ocasião, o Eng. Miguel Matabel reiterou o compromisso da empresa CFM de sempre respeitar e encorajar as conquistas na empresa. Citou como exemplos, maquinistas mulheres, engenheiras de áreas específicas, entre outras tarefas que eram normalmente desenvolvidas por homens, tendo frisado que “isso é gratificante”.

A homenagem à mulher ferro-portuária esteve inserida nas celebrações do 7 de Abril, dia consagrado à Mulher Moçambicana, em homenagem à grande heroina, Josina Machel que, como outros heróis, lutou para a libertação desta nossa pátria amada.

O PCA recordou que se concebeu esta data como símbolo da emancipação da mulher na luta para a construção e desenvolvimento de Moçambique, uma missão na qual os CFM são uma parte fundamental, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e inclusivo, não só para o crescimento da economia nacional, mas também da região, sobretudo nos países do interland sem acesso directo ao mar. Neste processo, a empresa esteve e está sempre com a mulher, lado a lado com o homem, para a construção do nosso País.

Homenagem Trabalhadoras do CFM CENTRODo total de pouco mais de 5 mil trabalhadores que a empresa CFM possui a nível nacional, mais de 400 são mulheres, o que equivale 7,8 por cento, cifra que tende a crescer progressivamente mercê da política de promoção de equidade de género que é seguida pela empresa.

Neste ano, o Dia da Mulher Moçambicana celebrou-se sob lema: “justiça e trabalho digno, homens e mulheres unidos no combate a violência.